Noite cultural marca o lançamento da 19ª Feira do Livro de Venâncio Aires

Olá Jornal
junho06/ 2018

O Plenário do Legislativo Municipal foi palco nesta noite, 6, de uma noite mágica que transcendeu a literatura e a cultura da Capital Nacional do Chimarrão. O lançamento da 19ª Feira Municipal do Livro levou dezenas de pessoas a assistirem apresentações culturais e repensarem o momento atual que o País passa e a necessidade da literatura, da leitura e do conhecimento.

Organizada pela Administração Municipal em parceria com o sistema SESC/ FECOMÉRCIO a festa da literatura acontecerá pelo segundo ano consecutivo no Parque do Chimarrão em uma estrutura voltada ao tema desde ano: Ler para Transcender. Em quatro dias, de 30 de agosto até 2 de setembro, a cidade se voltará para o mundo das letras, das histórias, da imaginação e do crescimento.

A gerente da unidade local do SESC levou as palavras de Rubens Alves para levar a plateia a pensar sobre a importância da leitura. Diane Araújo destacou a importância de todos que já passaram pela história da Feira do Livro e agradeceu a cada um por permitir que hoje o evento tenha o destaque merecido nas programações do Município. “Assisti estes dias um vídeo de Rubens Alves onde ele dizia que procurava professores de espanto, porque segundo ele o objetivo da educação é ensinar a pensar, é criar a curiosidade, é criar a alegria de estudar. Os professores de espanto segundo ele são todos que estimulam outras pessoas a pensar e a criar. Os organizadores da Feira do Livro, os parceiros e todos vocês são professores de espanto”, analisou a Coordenadora ao destacar que a leitura é uma relação amorosa.

A Presidente do Legislativo Sandra Wagner disse estar honrada em receber o evento na Casa do Povo e relembrou a sua história escolar ao contar que ganhou o gosto da leitura através do incentivo de uma professora e que descobriu com isso a importância do conhecimento, dos livros e a importância da literatura. Ela ainda parabenizou o trabalho dos educadores, da organização e dos apoiadores da Feira que permitem que Venâncio Aires tenham acesso a programação tão repleta de conhecimento e cultura.

O Prefeito Giovane Wickert encerrou o período dos pronunciamentos enaltecendo a oportunidade de estar como líder do executivo em um momento em que a literatura ganha destaque e o espaço merecido. “A Feira do Livro está há quase duas décadas presentes em nosso Município. Começou pequena, na Praça de baixo de uma lona. Cresceu e passou para o Pavilhão São Sebastião Mártir. Agora reafirma a sua grandeza e confirma a importância de estar no Parque do Chimarrão, porque a maioria dos eventos da nossa cidade nasce pequeno e com apoio e participação de todos ganha destaque é passa a abrigar o Parque do Chimarrão”, disse Wickert ao reforçar a importância do conhecimento e da busca por informação. “A sociedade hoje debate problemas e não mais foca em soluções. Vivemos em um mundo imediatista onde julgamos pelo título, pela foto. As pessoas não estão mais concentradas em transcender. Este é o nosso desafio, a internet criou este caminho que debatemos pelas redes e não mais nos concentramos em saber de toda a informação, com mais riqueza de detalhes e dados. O que falta é o conhecimento, precisamos para de julgar por aparência e termos sede por informação. Porque só se transforma a sociedade com a leitura, com a vontade de aprender, com a educação e conhecimento. Porque conhecimento não serve para humilhar outras pessoas e sim para encantar a sociedade e a humanidade e buscar um horizonte para todos cada vez melhor”, afirmou o Gestor.

A programação, que ainda está em fase de construção, foi apresentada em forma de vídeo pelo Colaborador do SESC Rauel Borstmann. A apresentação contou com um recado especial, para a noite, da Patrona da Feira, a Escritora Gaúcha Cintia Moscovich. Depois foi a vez da Professora Greici Eugênio da Secretaria de Educação apresentar o Concurso Literário que chega neste ano a sua 10ª edição. Com apresentações musicais, declamações de poemas, poesias e contação de história, a “Noite Cultural da Festa Literária” encantou a plateia com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública e encerrou a noite que deu o ponta pé inicial nos acontecimentos culturais e literários que ocorrem até o próximo dia 2 de setembro.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal