No Top 4 da Liga Nacional, Assoeva tem campanha histórica no futsal

Janine Niedermeyer
novembro05/ 2016

O atual elenco da Assoeva/Unisc/ALM escreveu história neste sábado, 5, em Santa Catarina pela Liga Nacional de Futsal, ao visitar o Joinville em jogo de volta das quartas de final. O time treinado por Fernando Malafaia saiu com a classificação para a próxima fase da competição nacional.

O Joinville havia vencido o primeiro jogo em Venâncio Aires por 3×2 e com isso tinha a vantagem do empate no tempo normal. Jogando com o resultado, a equipe catarinense valorizou a posso de bola no primeiro e a Assoeva arriscando nos contra golpes. Partida muito equilibrada e poucas chances de gol, levando o jogo para o segundo tempo com o placar zerado.

Vitória no tempo normal

Na segunda etapa, a Assoeva foi para cima em busca do gol e em uma bela jogada do Genaro marcou para os visitantes. Com o placar adverso, o Joinville foi atrás do empate, e em uma bela troca de passes rápidos, Fellipe Mello, que não jogava a mais de um mês, empatou para os donos da casa.

Porém, a Assoeva seguiu buscando a vitória e em jogava de bola parada, Thiaguinho bateu rasteiro, a bola desviou em Leco, e Valdin, do lado trave, empurrou para gol. O Joinville bem que tentou o goleiro linha nos minutos finais, criou boas oportunidades, mas não conseguiu empatar, levando o jogo para a prorrogação.

As duas equipes procuraram valorizar muito a posse de bola durante a prorrogação e não se arriscaram muito. No final do segundo tempo, o Joinville, já com cinco faltas, precisava manter a bola em seus pés e arriscou um goleiro linha. A Assoeva mais uma vez se defendeu muito bem e segurou o empate sem gols. Era tudo ou nada nas penalidades.

Penalidades

Os visitantes começaram batendo e nas primeiras três cobranças de cada lado, todos marcaram: Valdin, Thiaguinho e Genaro para a Assoeva, e Xuxa, Eka e Alex para o Joinville. Nas cobranças alternadas, Bruno Souza e Teves marcaram novamente para o time de Venâncio Aires.

Leco também marcou para a equipe catarinense e na última cobrança, Fellipe Mello bateu e Quinzinho fez grande defesa, garantido a Assoeva nas semifinais da LNF 2016. Essa já é a melhor colocação do time gaúcho na história da competição, ficando entre os quatro melhores clubes do torneio nacional.

A Liga tem além da Assoeva nas semifinais, o Corinthians (SP) que eliminou o Atlântico de Erechim e o Magnus do craque Falcão, que na tarde deste sábado, 5, empatou em 2×2 com a Intelli e como havia vencido o primeiro duelo por 4×1. Neste domingo, 6, será conhecido o último semifinalista, quando duelam Copagril do Paraná e Floripa, em Marechal Cândido Rondon, a partir do meio-dia. No primeiro jogo o Copagril venceu por 6×3 em Santa Catarina.

Foto: João Lucas Cardoso/ JEC

Janine Niedermeyer