No setor industrial de Venâncio, empresas do polo metalmecânico têm segundo melhor resultado de empregos no ano

Olá Jornal
dezembro29/ 2021

A liderança no estoque de empregos em 2021 no setor industrial segue sendo com as empresas ligadas ao processamento de fumo, que manteve em 2021 contratos de trabalho com 1.642 empregados. Entretanto, na segunda posição, estão as empresas do polo metalmecânico, ligadas a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos. O estoque de trabalhadores neste segmento no acumulado do ano está em 1.524 contratados, com crescimento de 2,35% se comparado ao ano passado.

Entre janeiro e novembro (último mês de atualização do Caged), foram realizadas 634 admissões nas empresas do setor, contra 599 desligamentos. O terceiro melhor estoque de trabalhadores está nas indústrias do setor de alimentos. No acumulado de 2021 o crescimento é pequeno, de 0,08%, entretanto o estoque de trabalhadores é de 1.290 empregados.

DESTAQUE
No ano, as indústrias ligadas ao setor da moda estão em destaque. O melhor resultado está com às empresas de preparação de couros e fabricação de calçados e artigos para viagens. Este setor garantiu em 2021 variação positiva de 169,44% no estoque de trabalhadores. São 388 empregados ligados às empresas da indústria do couro.

Na sequência aparecem as indústrias de artigos do vestuário e acessórios. Com crescimento de 12,88%, o estoque de trabalhadores é de 1.192. Ao longo do ano as empresas de vestuário realizaram a contratação de 775 pessoas, e realizou 639 desligamentos.

NOVEMBRO
O mês de novembro foi positivo na geração de novos postos de trabalho em Venâncio Aires. O penúltimo mês do ano encerrou com 178 empregos com carteira assinada gerados. No período foram 846 admissões contra 668 desligamentos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Ao longo de 2021 foram gerados 1.498 empregos com carteira assinada.

O saldo positivo em novembro está ligado também às contratações temporárias para as vendas de fim de ano no comércio e serviços. A maior variação positiva em novembro está no setor comercial, que registrou 45 postos de trabalho, crescimento de 1,41% quando comparado ao estoque de trabalhadores. A indústria aparece na sequência, com 1,29% de crescimento, com saldo positivo de 117 postos de trabalho criados em novembro.

FOTO: Divulgação/Fiesc

Olá Jornal