Neste ano 40% das infrações ambientais envolvem corte de vegetação em Venâncio

Olá Jornal
junho05/ 2021

A fiscalização ambiental verificou ao longo dos últimos cinco anos oscilação de casos envolvendo multas por corte de árvores, matas e espécies vegetais. Entre junho do ano passado e o fim de maio, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio dos fiscais, contabilizou 35 autos de infração envolvendo vegetação. O número representa 40% do total de infrações registradas na área ambiental da cidade.

O acompanhamento leva em consideração dados a partir de 2016. Naquele primeiro levantamento (junho/2016 até junho/2017), foram registrados 87 autos de infração, representando 47% do total de notificações emitidas pelo setor de fiscalização ambiental. O período foi o com maior registros deste tipo, na série de acompanhamento. Nos ciclos entre 2017, 2018 e 2019, a proporção de infrações envolvendo vegetação oscilou entre 25% e 24%, respectivamente.
Já a partir de junho de 2019 e igual mês de 2020, houve aumento deste tipo de infração no município, alcançando 36% do total de notificações emitidas pelo departamento ambiental.

A fiscal de Meio Ambiente, Clarissa Gomes, destaca que o relatório aponta uma redução de casos no intervalo de dois anos, porém, os casos voltaram a crescer. “É possível observar que houve uma queda na proporção anual de infrações relacionadas à vegetação e depois um aumento. Podem haver duas possíveis explicações: uma seria de que houve uma diminuição inicial em função da conscientização, que ao longo do tempo também fez com que as pessoas denunciassem mais; a outra possibilidade é de que houve uma conscientização inicial, porém, devido às políticas ambientais no âmbito federal, visando dirimir os trabalhos de fiscalização, os casos de infrações relacionadas ao tema voltaram a subir.”

PANDEMIA
A extensão territorial de Venâncio Aires acaba prejudicando o trabalho da fiscalização, que tem atuado em sua maioria, a partir de denúncias. “Temos que ter em mente que a extensão territorial do nosso município é grande, e infelizmente a maioria das infrações só chegam ao conhecimento do setor de fiscalização através de denúncias,” destaca Clarissa.
A profissional afirma que o primeiro ano de pandemia registrou aumento nas denúncias ambientais. “No último ano, recebemos mais denúncias de cortes de vegetação do que no ano anterior. Isso pode ser porque de fato houveram mais infrações deste tipo, ou porque houveram mais denúncias, já que haviam mais pessoas em casa, podendo observar mais,” afirma.

FOTO: Divulgação/ PMMC

Olá Jornal