Negociações salariais da categoria fumageira iniciam

Janine Niedermeyer
novembro03/ 2016

As negociações salariais para a categoria fumageira já estão em andamento. O início das tratativas ocorreu em reunião no dia 26 de outubro, na Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias
do Fumo, em Florianópolis, Santa Catarina.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo, Alimentação e Afins de Venâncio Aires participou e fez a entrega das cláusulas reivindicadas ao presidente da federação, José Milton Kuhnem. Para o dia 17 está agendada reunião entre o sindicato e o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco), em Santa Cruz do Sul.

Atualmente, o piso da categoria é R$ 994,40 para os safristas e a cesta básica está em R$ 115. No último ano, o índice repassado para os trabalhadores efetivos foi o INPC, que ficou em 10,97%. Neste ano, o presidente Rogério Siqueira espera que exista melhora nos ganhos, já que houve argumentos de que se o governo mudasse, a situação iria melhorar.

“Como houve a queda do antigo governo, estamos na expectativa conforme afirmações das empresas na negociação do ano passado”. Os trabalhadores nas indústrias do fumo representam a maior categoria de Venâncio Aires com cerca de cinco mil empregados durante o período de safra.

Foto: Souza Cruz/ Divulgação

Janine Niedermeyer