Negociação de dívidas para aquecer as vendas de Natal

Olá Jornal
novembro06/ 2019

A busca por alternativas de liberação de crédito é uma das apostas da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) para aquecer as compras de fim de ano. A proposta de renegociar débitos com clientes iniciou na última semana e buscar garantir acesso às compras de Natal e Ano Novo para quem está endividado. O Super Feirão Zero Dívida ocorre até o fim desta semana. Atualmente, 16% dos consumidores de Venâncio Aires estão com alguma dívida no comércio local e buscando reverter a situação, 65 empresas da cidade aderiram ao programa
de renegociação das dívidas que permite juros zero, melhor parcelamento e novos prazos para quitar os débitos.

O Natal é a época mais aguardada por comerciantes e também é uma forma de equilibrar as contas das empresas no fim do ano. Aliado a isso, a liberação do FGTS e de recursos do PIS e 13ª salário impulsionam o consumo. Para garantir a negociação de dívidas o consumidor pode se dirigir a sede da Caciva e buscar informações sobre os registros do seu CPF. A partir destes dados o consumidor vai até a empresa parceira e negocia direto as formas de pagamento dos débitos. Conforme a gerente administrativa da entidade empresarial, Lisete Stertz, atualmente o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) possui mais de 25 mil registros de negativados no município. “Há casos
de pessoas que possuem mais de um registro no Serviço de Proteção ao Crédito. A negociação desses débitos é uma oportunidade para o consumidor buscar novo crédito e garantir as compras de fim de ano.”

VOLUME
As estimativas da Caciva apontam que de cada 100 consumidores locais, 16 possuem algum tipo de dívida e estão com o nome incluído nos serviços de proteção ao crédito. “Por isso que o programa garante uma negociação facilitada para aqueles que querem buscar a liberação do seu nome do serviço de proteção ao crédito, a partir disso as empresas também esperam atrair mais compradores e aumentar as vendas no período de Natal,” destaca Lisete.

PROGRAMA
A realização do Super Feirão Zero Dívida vai até o dia 08 de novembro. A ação ocorre em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA). O evento reúne as principais empresas do comércio, bancos, instituições de ensino e financeiras em uma grande mobilização para oportunizar aos consumidores quitarem suas dívidas e começarem um ano novo com tudo em dia. Na sede da Caciva, o público poderá consultar seu CPF no banco de dados SCPC e ter acesso aos seus débitos, assim como às lojas e empresas onde os valores estão pendentes.

CRESCIMENTO
O varejo brasileiro prevê o maior crescimento de vendas dos últimos seis anos para o período do Natal, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A estimativa é arrecadar R$ 35,9 bilhões, o que representa 4,8% mais do que no ano passado. Esse percentual na principal data para o comércio no ano não é registrado desde 2013, quando o crescimento foi de 5%. Caso essa previsão se confirme, o varejo voltará ao patamar de vendas natalinas de 2014, ano considerado o do início da crise econômica por analistas. Em 2015 e 2016, a variação chegou a ser negativa.

Olá Jornal