Nascentes recuperadas em Linha Brasil e Linha Isabel garantem mais segurança no consumo da água pelas famílias

Olá Jornal
junho16/ 2020

Mais duas propriedades foram visitadas na sexta-feira, 12, dentro do roteiro proposto pelo Comitê para vistorias in loco das Nascentes do Arroio Castelhano, recuperadas pelo programa municipal.

Acompanharam o Prefeito Giovane Wickert e o Vice-Prefeito, Celso Kramer, o Engenheiro Agrônomo e o Assessor Administrativo da Secretaria de Meio Ambiente, Giovane Nervo e Eder Schroeder – respectivamente – e pelo Chefe do Escritório Municipal da Corsan, Ilmor Dörr, todos integrantes do Comitê das Nascentes do Arroio Castelhano.

Na primeira propriedade visitada em Linha Isabel, de Leomar Goettems, a vazão da fonte recuperada é de 2,5 metros cúbicos por dia, equivalente a 100 litros por hora, dando suporte para o consumo de duas famílias. A segunda nascente vistoriada, de posse de Marcelio Poll, em Picada Bohn – Linha Brasil, supre a demanda de uma família e também possui vazão com as mesmas métricas equivalentes a 2,5 metros cúbicos por dia e cerca de 100 litros por hora.

Ambas as propriedades cultivam o tabaco e a agricultura de subsistência para o consumo próprio. Para Leomar Goettems, “a água vinda direto da fonte garante uma melhor qualidade de vida pra gente. Antes era tudo de um poço. E depois que fizeram essa obra aqui na propriedade ficou mais seguro para beber água e fazer as refeições”, conta. Já para a família de Picada Bohn, ter água limpa e natural é um privilégio. Poll conta que “foi um trabalho muito bem feito e que garantiu uma água de qualidade para a família. A gente utiliza também na nossa horta, dando melhor qualidade nos alimentos que produzimos aqui. É uma água limpa e boa de se beber”, conclui.

Programa
O Programa de Recuperação das Nascentes do Arroio Castelhano, iniciado em 2018, já proporcionou a recuperação de 15 nascentes. Além de melhorar a estrutura do local, a iniciativa também inclui a promoção de pesquisa, análises da qualidade da água, preservação e proteção da mata nativa e orientações gerais para um melhor abastecimento de água no futuro da Capital Nacional do Chimarrão. Até o ano passado, já haviam sido catalogadas ao todo 243 vertentes naturais mapeadas pelo interior de Venâncio.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

FOTO: Leandro Osório/AI PMVA

Olá Jornal