Na essência de nossas memórias, Dacaratapa mergulha na poesia

Janine Niedermeyer
dezembro21/ 2016

O encontro entre as poesias de Manoel de Barros e o Dacaratapa Grupo de Teatro foi amor à primeira vista. A sintonia que aconteceu fez nascer o espetáculo “Memórias passarinheiras de ser árvore”, retratado no palco do 1º Cena Cultural em Venâncio Aires de forma mais fragmentada.

Com criação e atuação de Fernanda Saldanha e Josi Soares, a peça foi adaptada para o projeto na Travessa São Sebastião Mártir, fazendo sua pré-estreia na data em que, se estivesse vivo, o poeta sul-mato-grossense completaria 100 anos (segunda-feira, 19).

Como descreve a sinopse do grupo, o espetáculo é uma peraltagem poética, teatral e sensível sobre a vida de uma menina que nasceu para ser artista e, com a ingenuidade infantil, queria saber o que era poesia, e espalhar encantamento pela vida.

As recordações de infâncias ora autobiográficas, ora inventadas, com a imersão no universo de Manoel de Barros, dão vida a esta história e convidam o público para, através delas, deixar de querer compreender tudo, pois entender é parede, procuremos ser árvore, transver o mundo.

Conforme a atriz Fernanda Saldanha, que é de Venâncio, o projeto começou a ganhar força com a vinda de Santa Maria, da atriz Josi Soares para residir em Santa Cruz do Sul em julho deste ano.

“A gente mergulhou mais nas poesias, assistimos documentários, pegamos CD’s com poesias narradas por ele mesmo, enfim, fizemos uma imersão no universo manoelês como a gente fala e depois disso a dramaturgia foi surgindo”.

Segundo Josi, essa ainda foi a oportunidade de as duas estarem juntas pela primeira vez no palco, apesar de se conhecerem desde 2011 e criarem o Dacaratapa em 2012. “Foi uma experiência interessante e desafi adora, porque estar em cena é algo desafiador, se colocar e dar a caratapa”, enfatiza a artista.

Fernanda ainda complementa destacando que o espetáculo por completo ainda não está pronto. “Então agora nas férias que a gente vai pegar firme mesmo pra finalizar o espetáculo e a partir do ano que vem, circular”. Ainda não existe data projetada e local de estreia, mas o objetivo é que ocorra ainda no primeiro semestre de 2017.

Foto: Everton Teixeira/ Bola Cultural

Janine Niedermeyer