Mutirão para zerar fila na mamografia em Mato Leitão

Olá Jornal
junho06/ 2019

A fila de espera para exames de mamografia em Mato Leitão, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ultrapassa 200 pessoas e não há previsão de normalização. Diante desta situação a Prefeitura resolveu agir e prepara um ‘mutirão’ para atender a população num prazo de até quatro meses.

A proposta é usar recursos próprios do Município para pagar os exames através da adesão ao credenciamento do Consórcio Intermunicipal de Serviços dos Vale do Rio Pardo (Cisvale). Um projeto de lei, abrindo crédito especial de R$ 12 mil, já foi aprovado pela Câmara de Vereadores.

A Secretaria Municipal de Saúde atende inúmeros pacientes para realização de exames de mamografia, sendo que atualmente há uma demanda de 113 pessoas fora da faixa etária, que compreende a idade de até 49 anos e acima de 70 anos, e 88 dentro da faixa etária, totalizando 201 pacientes aguardando na fila de espera.

Mato Leitão tinha como referência SUS para atendimento destes exames uma instituição de Encruzilhada do Sul, até o momento em que o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) de Venâncio Aires se habilitou e passou a prestar o serviço, tendo a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde alterado a referência, em função da proximidade.

O SUS disponibiliza apenas 70 exames por ano, quantidade pactuada para Mato Leitão, porém insuficiente para atender a demanda. Além disso, com a mudança deixaram de ser atendidas as pacientes fora da faixa etária de 50 até 69 anos.

CISVALE

Para realizar a mutirão, a Administração solicitou ao Cisvale um chamamento público visando credenciar empresas/entidades para realizar os exames a preços mais acessíveis do que os atuais registrados, além de atendimento num raio de 30km de Mato Leitão, para facilitar o deslocamento dos pacientes. O processo está em fase de tramitação de documentos e a tendência é de que os exames sejam realizados em Venâncio Aires.

CRÉDITO: AI Prefeitura de Mato Leitão 

Olá Jornal