Mutirão do bem-estar animal é hoje na Coronel Brito e Battisti

Olá Jornal
junho10/ 2019

O Programa Municipal de Bem-estar animal realiza hoje a primeira edição do Mutirão que passará por diversos bairros. Nesta manhã, 10, a equipe estará na Coronel Brito, já na parte da tarde a equipe da Secretaria de Meio Ambiente estará no Bairro Battisti. O mutirão será para cadastrar fêmeas de cães e gatos para o processo de castração que neste ano irá realizar o procedimento em 150 animais, e ainda estará medicando os pets da comunidade com vermífugos.

As inscrições seguem até o dia 29 deste mês, já nos bairros as visitas ocorrerão em um turno, conforme tabela abaixo. A finalidade do mutirão é poder oportunizar que moradores de locais mais distantes possam se cadastrar, sem precisar ir até a Secretaria, e ainda medicar gratuitamente os animais.

CASTRAÇÃO
A castração é um procedimento cirúrgico feito em cães e gatos, fêmeas e machos, no entanto, no caso do programa municipal, a castração é feita apenas nas fêmeas. O procedimento é simples e consiste na retirada do útero, trompas e ovários. A cirurgia é feita com anestesia geral e em torno de uma semana o animal está totalmente recuperado. Atualmente, a Prefeitura está com o processo de licitação aberto para credenciar as clínicas veterinárias que participarão do programa. Conforme a Secretaria, ano passado mais de 70 animais foram beneficiados com o procedimento.

INSCRIÇÕES
O tutor do animal ou membro de Organização não Governamental (ONG), devidamente registrada, deverá requer o serviço de esterilização, mediante preenchimento de formulário padrão e declaração de responsabilidade, fornecidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). Caso o interessado possua algum documento que comprove situação de vulnerabilidade econômica, deverá anexá-lo ao formulário e a declaração de responsabilidade. Para se inscrever, o interessado deve apresentar seu documento de identidade ou CPF.

O formulário de requerimento, declaração de responsabilidade e demais documentos, deverão ser entregues na sede da SEMMA, rua 7 de Setembro, nº 1217, ou nas unidades móveis.

Ao receberem os documentos de requisição do serviço de esterilização, o(s) servidor(es) da SEMMA irão fornecer ao requerente, um comprovante de inscrição numerado de acordo com o número expresso no formulário de requerimento.

Os documentos de requerimento do serviço, recebidos pela SEMMA, serão encaminhados ao Conselho de Proteção aos Animais (COMPA), que será responsável pela análise dos documentos e definição dos contemplados, de acordo com os critérios de prioridade previamente definidos pela SEMMA (item 2).

VISITAS AOS BAIRROS
1- Coronel Brito (em frente a comunidade Nossa Senhora Rainha)        10 junho        8 às 11:30 h
2 -Battisti (em frente a comunidade)        10 junho        14:00 às 16:30h
3 -Macedo (Em frente a comunidade São Brás)        11 junho        14:00 às 16:30h
4- Brands (em frente a Escola Otto Brands)        12 junho        14:00 às 16:30h
5- Bela Vista (em frente a comunidade São José)        17 junho        8 às 11:30 h
6 -Santa Tecla (em frente a Sercsate)        17 junho        14:00 às 16:30h
7 -Gressler (em frente ao ginásio da comunidade)        18 junho        8 às 11:30 h
8- União (em frente ao ginásio Odila Rosa Scherer)        19 junho        8 às 11:30 h
9 -Cidade Nova (em frente a biblioteca)        19 junho        14:00 às 16:30h

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal