Museu do Colégio Mauá exalta tema da 33ª Oktoberfest em exposição

Guilherme Siebeneichler
outubro06/ 2017

O Museu do Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, está presente na 33ª Oktoberfest, que se estende até o dia 15 de outubro, com uma exposição com base no tema do evento: Arte, Tradição e Fé. A atração, localizada no Pavilhão 2 da Feirasul, contempla as tradições dos imigrantes alemães resgatando aspectos religiosos, educação e cultura. “Ficamos contentes de estar mais um ano presente na Oktoberfest. Trouxemos uma bela representação dos nossos antepassados com base na temática da festa”, comenta a diretora do Museu, professora Maria Luiza Rauber Schuster.

Na exposição, os visitantes da Festa da Alegria podem conferir fragmentos arqueológicos, utensílios domésticos, roupas e demais registros de momentos históricos de Santa Cruz do Sul. “Temos uma telha que era do antigo Salão Martin, na Linha Santa Cruz, com a mensagem ‘Deus esteja conosco, amém’. Ela é de 1867 e foi escrita por um cidadão desconhecido. É uma relíquia”, ressalta a professora. Além disso, o museu conta com objetos que retratam as artes realizadas pelas mulheres da época como a costura. “O público pode conferir wandschoner (panos de parede) que eram feitos com base na moral da família, boas-vindas e demais mensagens saudosistas”, enfatiza Maria Luiza.

Um dos destaques do museu é um objeto que poderia passar despercebido pelos visitantes. Trata-se de um fragmento que pertenceu ao navio que trouxe o imigrante Carl Friedrich Wilhelm Oldenburg, em 27 de julho de 1859. Na ocasião, a embarcação quase naufragou. “As velas foram arrancadas por um temporal. Cada família recebeu um fragmento de vela ao chegar no Brasil. Este foi presente do capitão D.863”, explica a professora. Além disso, o público pode conferir utensílios de esportes que também faziam parte da tradição dos imigrantes, como jogos de bolão, lanceiros e atiradores. O horário de visitação à exposição, bem como às demais instalações da Feirasul, é das 14h às 23 horas, durante todos os dias da Festa da Alegria.

Foto: Rodrigo Assmann

 

Guilherme Siebeneichler