Museu de Venâncio Aires trabalha projeto de revitalização

Olá Jornal
setembro06/ 2018

Uma equipe de Porto Alegre especializada em restauração de prédios antigos está desenvolvendo um projeto que prevê restauração total do prédio e das instalações hidráulicas e elétricas do Museu. Diversos projetos de reforma já foram realizados, mas não tiveram aprovação para receberem recursos. Segundo o diretor Flávio Luiz Seibt, ainda não é possível saber o valor da obra. “No momento estamos nos organizando e fazendo o levantamento do que precisa de manutenção. Ainda não sabemos o valor exato e nem se a obra poderá ser realizada”, explica.

De acordo com Seibt, além da revitalização do prédio o projeto prevê um acesso com elevador e a ampliação da estrutura para ter um local dedicado para os acervos da entidade. O acervo conta com mais de 80 mil peças, que atualmente são depositadas no terceiro andar, que acabou sendo transformado em depósito, reduzindo assim o espaço utilizado para exposições.

INCÊNDIO
Ao se referir ao incêndio que destruiu o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro, Seibt afirmou estar inconformado pela perda que o país teve. “Todo país está em luto, era a nossa história e agora quase não nos resta nada. É difícil para todos os Museus, que lutam para receber recursos e manter-se de portar abertas, isso é uma desatenção do nosso governo”.

Conforme Seibt, não há riscos de esta tragédia ocorrer em nosso município. “Possuímos detectores de fumaça, não tão atuais mas que podem evitar que o fogo destrua tudo”.  Além disso, Seibt destaca que diversas ações preventivas são tomadas, para que não haja riscos de incêndio. “Retiramos todo os materiais inflamáveis, reduzimos o número de coisas ligadas a luz nas salas de exposições e evitamos qualquer coisa que possa causar um incêndio”, justifica.

EXPOSIÇÕES
No momento, o Museu está com uma exposição em homenagem a trajetória do ex- deputado estadual Gleno Ricardo Scherer, que disponibilizou uma emenda parlamentar de R$ 200 mil para a compra do Edifício Storck em 1998.
Nesta quinta-feira, 12, Scherer realizou uma visita ao Museu e acompanhou a exposição em sua homenagem. Segundo Seibt, o ex–deputado estadual elogiou o espaço, a organização do local e o trabalho lá desenvolvido.

Olá Jornal