Museu abre espaço para exposição sobre o imperador Carlos IV

Janine Niedermeyer
janeiro17/ 2017

O Museu de Venâncio Aires está com novidade para o público visitante. Chegou nesta semana ao local a exposição “Vida do imperador dos quatro tronos”, que trata de Carlos IV, chamado de “Pai da Pátria” na República Tcheca.

Organizado pelo consulado do país tcheco em São Paulo, junto com o consulado honorário em Porto Alegre, o material deve ficar no município por cerca de um mês e meio. O secretário do Museu, André Josias Pinheiro explica que a exposição engloba as comemorações de 700 anos de aniversário de nascimento do Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, que nasceu em 1316 em Praga.

“Temos 14 banners falando sobre sua vida e cinco bustos, sendo um do imperador e outros quatro de suas ex-esposas”, destaca André, que explica que a vinda do material para Capital do Chimarrão se deve a outras oportunidades em que exposições da República Tcheca passaram pelo município, como de exposição de fotografias de Václav Havel, no ano passado.

Os banners e bustos vieram de Porto Alegre onde estavam expostos na Casa de Cultura Mario Quintana. Quem deseja conhecer mais sobre a biografia do imperador que era apontado como um grande defensor da educação, pode visitar o Museu das 14h às 17h, de terças à sextas-feiras. No momento o espaço não abre aos finais de semana, expediente que pode voltar no mês de março.

Agendamento de escolas, grupos turísticos e outras informações podem ser feitos pelo telefone: 3741-5713 e pelo email [email protected]. Além disso, foi criado para o Museu duas contas nas redes sociais Instagram (@museuvaires) e no Twitter (@vairesmuseu), onde as pessoas podem acompanhar atualizações do local.

Foto: Maicon Nieland/ Olá Jornal

Janine Niedermeyer