Municípios assinam acordo de cooperação com o projeto Verde é Vida da Afubra

Guilherme Siebeneichler
março09/ 2017

Na manhã desta quinta-feira, 09, representantes dos municípios de Sério, Boqueirão do Leão, Mato Leitão e Venâncio Aires, participaram de ato na sede da Afubra da Capital do Chimarrão. O evento marcou a assinatura dos acordos de cooperação entre o poder público e a Associação dos Fumicultores do Brasil para a realização do projeto Verde é Vida.

A iniciativa busca envolver alunos da rede pública de ensino em atividades ambientais, promovendo a ecologia e a proteção ambiental. O projeto que possui 25 anos é realizado em 70 municípios do sul do país. Durante o evento em Venâncio, o vice-presidente da entidade, Marco Dornelles, destacou a importância do projeto para a conscientização de jovens e crianças. “O Verde é Vida só se concretiza com a parceria das secretarias de educação. É um trabalho que necessita de envolvimento do poder público e do conhecimento pedagógico.”

O prefeito venâncio-airense, que acompanhou a assinatura, destacou o envolvimento das gerações no projeto liderado pela Afubra. “Fui aluno do projeto e meu filho agora também é. Já vemos neste trabalho que a conscientização ambiental muda nas gerações.”

O coordenador pedagógico do Verde é Vida, professor José Leon Macedo Fernandes, enfatizou a presença do prefeito que foi ex-aluno do projeto. Segundo ele, a importância é de envolver os jovens na educação ambiental, de forma que garantam continuidade das ações aprendidas em sala de aula. “A Educação se faz a longo prazo, por isso fico feliz em ver que um prefeito foi ex-aluno do projeto.”

Atualmente, o projeto Verde é Vida desenvolve suas atividades nas escolas através do Programa de Sensibilização Ambiental (PSA), Programa de Ação Socioambiental (Pasa) e o Programa de Coleta de Óleo Saturado.

Guilherme Siebeneichler