Município trabalha na formatação do Decreto de Emergência

Olá Jornal
julho15/ 2020

Nesta quarta-feira, 15, completa uma semana que o 2º Distrito de Venâncio Aires começou a ser atingido pela cheia do Rio Taquari, na já considerada, maior enchente dos últimos 60 anos de Mariante. Foram nove pontos atingidos naquela região, incluindo três localidades do 9º Distrito, cerca de 4,5 quilômetros distantes da margem do rio. As localidades mais afetadas foram Linha Chafariz, Itaipava das Flores, Sanga Funda, Santa Mônica, Olaria, Sertão e Sede (perímetro urbano de Mariante, onde nenhuma rua escapou da enchente). Já no 9º Distrito, a água atingiu as localidades de Linha Travessão Mariante, Linha Castelhano, Picada Mariante e Picada Nova (área mais distante da margem do rio, cerca de 4,5Km).

Na tarde desta quarta-feira, a Defesa Civil, Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social e Corpo de Bombeiros, se debruçaram sobre a compilação dos dados de atingidos. Cerca de 1,5 mil pessoas foram atingidas diretamente pela cheia do Rio Taquari naquela região. Durante a quinta-feira, cerca de 180 pessoas tiveram que deixar suas casas por conta do ingresso da água. Destas, entre 35 a 50 foram abrigadas no Ginásio de Linha Mangueirão até domingo, onde receberam alimentação, roupas e colchões e cobertores para dormirem. As demais foram encaminhadas para casas de familiares. Durante os resgates realizados ao longo de toda a quinta-feira, 09, a Defesa Civil contou com seis barcos de cinco grupamentos diferentes do Corpo de Bombeiros, assim como helicóptero da Brigada Militar, além de embarcações de particulares. As prioridades dos resgates eram doentes e acamados, idosos e crianças, adultos e animais. A maioria da população (em torno de 2,5 mil a três mil pessoas) permaneceu em suas residências (no segundo piso ou em residências mais altas).

Durante todo o sábado, servidores da Prefeitura e voluntários realizaram a entrega de donativos às pessoas que já conseguiam retornar para casa. Em torno de 500 famílias foram atendidas com kits de material de limpeza, cestas básicas, roupas, colchões, cobertores.

Com a baixa do nível do rio depois de uma segunda elevação do Taquari na segunda-feira e novo bloqueio de áreas baixas de Mariante, iniciou nesta quarta-feira o levantamento de dados e imagens para a formatação do Decreto de Situação de Emergência. Segundo o Secretário de Segurança Pública e Coordenador da Defesa Civil, Dário Martins, “a partir de agora será necessário compilar todos os dados, imagens, pontos críticos e geoposiciomentos das áreas alagadas”.

No entanto, devido a alguns pontos ainda estarem com água depois da segunda elevação do nível do Taquari no início da semana, nesta quinta-feira, os levantamentos da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Engenheiros começam a ser feitos. Já a Secretaria de Meio Ambiente percorreu a Sede do Distrito nesta quarta-feira e segue na busca pelos dados nas demais localidades nesta quinta-feira. “Em caso de enchente se tem 15 dias para formatar e encaminhar o Decreto. Então por isso está se aguardando para fazer tudo junto para lançar os dados completos, sem precisar retificar depois e perder tempo”, explica Martins.

Olá Jornal