Município seleciona 1.900 famílias para programa de composteiras

Olá Jornal
março19/ 2021

Incentivar a compostagem doméstica para melhorar a gestão de resíduos sólidos é o objetivo do Programa Municipal de Compostagem Doméstica de Venâncio Aires. Para desenvolver as ações, conforme explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Nelsoir Batistti, 1.900 famílias ou entidades serão selecionadas para receber composteiras domésticas e acessórios complementares. Os selecionados também vão receber orientações e acompanhamento para efetuar a compostagem e o uso adequado do adubo e do biofertilizante, resultantes do processo. As inscrições devem ser feitas de 20 de março a 20 de abril, com o preenchimento do formulário eletrônico pelo link https://bityli.com/ai9Zd, obtido no site da Prefeitura (venancioaires.rs.gov.br).

Conforme a coordenadora do programa, a fiscal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Carin Taiara Gomes, com a compostagem uma parcela significativa dos resíduos orgânicos deixa de ser encaminhada ao aterro sanitário, passando a ser matéria prima para produção de adubo orgânico e biofertilizante. O programa fará um investimento de aproximadamente R$ 700 mil, oriundos do Ministério do Meio Ambiente, com a compra das composteiras domésticas e também um veículo tipo picape, um triturador de galhos, motosserras, motopodas e sacos de ráfia.

Carin explica que os selecionados para o programa, recebem treinamento, através de oficinas e vídeos, que serão realizadas de acordo com as regras relacionadas a pandemia do COVID-19. O secretário de Meio Ambiente explica que o prazo previsto para fazer a entrega e instalação das composteiras é de quatro meses.

COMPOSTAGEM 

“A compostagem é uma forma de reciclagem dos resíduos orgânicos, por meio da qual as sobras de alimentos, restos de podas, grama, erva-mate, dentre outros, são transformados em adubo orgânico e biofertilizante”, explica a coordenadora. Segundo Carin, é um processo biológico que ocorre por meio da ação de microorganismos (bactérias, fungos…) que decompõem a matéria orgânica, promovendo a recuperação de nutrientes, que podem ser utilizados para enriquecimento do solo para jardinagem e agricultura. “Através da compostagem, um volume muito grande de resíduos deixa de ser enviado para o aterro sanitário. Isso significa que a compostagem possibilita importantes ganhos ambientais e também econômicos”, destaca ela.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal