Município segue na ‘batucada’ em busca de recursos para o Carnaval de Rua

Janine Niedermeyer
fevereiro11/ 2017

Se nas sedes das escolas de samba a batucada está em passo acelerado para os desfiles, a Prefeitura de Venâncio Aires, através da Secretaria de Cultura e Esportes, está em ritmo intenso atrás dos recursos financeiros, especialmente do projeto via Lei Rouanet, que tem como proponente a Download Produtora de Eventos e Marketing de Porto Alegre.

O titular da pasta, Saul Zart tem corrido contra o tempo para conseguir empresas parceiras. Ele afirma que até o fim desta semana eram apenas perspectivas e nada de concreto. O montante que o projeto prevê é de R$ 198 mil.

Apesar da existência da Liga de Carnaval do município, o grupo não possui representantes capacitados para captação do valor. Celson Ferreira, que pediu licença do cargo de presidente e repassou para Claudio Jung, afirma que apesar disso tem buscado assessorar a entidade.

“Estamos torcendo pra que aconteça alguma dessas captações, que estão sendo negociadas. Essa é a expectativa. Mas na verdade, quem está fazendo esses contatos é a Cultura, o prefeito Giovane Wickert. Nós fizemos o encaminhamento do projeto, pela Liga, mas captação é direta com eles”.

Nesta sexta-feira, 10, Saul Zart iria à Porto Alegre para se reunir com representantes de empresas, em busca de efetivar ao menos parte da captação de valores. “A maioria das empresas recolhem seus impostos em dezembro. Encontrar alguma disposta a adiantar o valor é difícil”, explica o secretário.

Segundo ele, a ida para Capital pode ter retorno positivo nos próximos dias. Na segunda-feira, 13, à tarde Saul estará novamente em Porto Alegre para novos encontros.

Na segunda-feira, 13, também deve ocorrer nova reunião entre as escolas de samba e a Secretaria de Cultura, para tratar da organização do Carnaval. Ainda não a confirmação também sobre o envio de projeto de lei para Câmara de Vereadores, prevendo a quantia de R$ 16 mil para cada uma das cinco agremiações, que vão desfilar dias 25 e 27 de fevereiro.

Janine Niedermeyer