• Hoje é: quinta-feira, setembro 19, 2019

Município se prepara para a 25ª edição do dia do desafio

Olá Jornal
maio23/ 2019

O Dia do Desafio ocorre na próxima quarta-feira, 29, com ações concentradas na Travessa Henrique Bender. A programação inicia às 8h com atividades da equipe do Sesc Venâncio Aires e do poder público. A campanha segue com o propósito de reduzir o sedentarismo por meio de uma competição entre cidades do mesmo porte, buscando mobilizar e aumentar o número de participantes.

Em 2018, a campanha contou com 3.189 cidades, mais de 38 milhões de pessoas, em 14 países do Continente Americano. Estreitar estes laços e construir pontes entre as pessoas responsáveis pela ação é uma das metas que tem sido cultivadas ao longo das edições do Dia do Desafio. A Capital do Chimarrão disputa com o município Chacao da Venezuela, que no ano passado venceu Venâncio na mobilização da população. Naquela oportunidade foram mobilizados 17% do município venezuelano.

Neste ano, segundo a gerente do Sesc Venâncio Aires, Diane Lacerda Araújo, a ação social envolverá o recolhimento de agasalhos, já que a campanha estadual segue. “Foi definido que em todo o estado serão mantidos os esforços para manter a campanha do agasalho, por isso, os participantes podem trazer itens que serão destinado ao governo do estado.”

Para o Dia do Desafio, Diane lembra que o momento é de reflexão em busca de melhor saúde. “É uma oportunidade para que cada um reflita e saia da rotina, pelo menos 15 minutos. É um ponta pé para mudar hábitos em busca de uma vida mais saudável,” destaca.

DIA DO DESAFIO
O Dia do Desafio é realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio. A data propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de competição saudável entre duas cidades. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence.

Criado no Canadá, o evento é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. O Sesc/SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000 e, no Rio Grande do Sul, a ação é capitaneada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as Prefeituras.