Município realiza 544 cirurgias eletivas em nove meses e abre recadastramento para diminuir fila

Olá Jornal
junho18/ 2018

A Prefeitura de Venâncio Aires realizou nesta segunda-feira, 18, evento para divulgar números dos procedimentos cirúrgicos eletivos. De setembro do ano passado, até maio de 2018, 544 pessoas tiveram as cirurgias realizadas. O investimento total foi de R$ 1.420.085,86. Em média foram realizados 50 procedimentos por mês, que ao longo do ano passado tiveram incremento financeiro de emenda parlamento do deputado Sérgio Moraes (PTB).

No ato desta manhã, o pré-candidato Marcelo Moraes (PTB) acompanhou os relatórios, apresentados pelo secretário municipal da Saúde, Ramon Schwengber. No evento também houve depoimento de cidadãos que tiveram as cirurgias realizadas este ano, após dois anos na fila.

“Este governo inovou na busca por recursos, as solicitações eram para atendimento das pessoas. O PTB tem essa defesa, garantir melhorias de vida às pessoas da comunidade,” destaca Moraes.

Durante fala, o vice-prefeito Celso Krämer (PTB) ressalta a necessidade de continuar com a busca de recursos para o setor da saúde. “Saúde é uma prioridade neste governo e agradecemos a sensibilidade e parceria dos deputados. Resolvemos os problemas de 500 pessoas, mais ainda existem outras 600 aguardando com dor.”

RECADASTRAMENTO

A secretaria municipal da Saúde inicia a partir desta quarta-feira, 20, até o dia 19 de julho, período de recadastramento das cirurgias eletivas. O objetivo é de garantir o registro, com geração de protocolo e acompanhamento da fila. Além disso, será feita a divulgação da lista de espera no portal da Prefeitura.

“Queremos organizar a fila, ver a sua real demanda e garantir transparência aos processos. Por isso estamos convocando as pessoas que estão aguardando algum procedimento para fazer um recadastro e se enquadrar no novo fluxograma da secretaria,” explica  Schwengber

Já o prefeito Giovane Wickert (PSB) lembrou que a nova metodologia de gerenciamento da saúde, foi construída pelos servidores de carreira. “Tudo foi criado pela nossa gente, ouvindo as experiências daqui, do nosso corpo técnico. Aliado a isso, sabemos que investir nas pessoas dá retorno.”

O novo processo envolve desde o pedido por cirurgia, até a realização de exames pré-operatórios. A projeção atual da secretaria é de que outras 900 pessoas aguardam na fila por um procedimento. A maior parcela envolve cirurgias gerais. Os procedimentos são realizados no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). A pasta municipal aguarda outros R$ 800 mil, por meio de emendas, para o custeio dos procedimentos cirúrgicos.

 

 

Olá Jornal