Município prorroga por mais 15 dias autorização de lavagem automotiva em postos de combustíveis

Olá Jornal
maio06/ 2020

Em reunião do Comitê de Gerenciamento de Crise provocada pela estiagem em Venâncio nesta terça-feira, 05, além do balanço das ações efetivas realizadas na última semana, foram pontuadas as novas demandas e providências solicitadas pela comunidade.

O grupo também determinou a prorrogação, por mais 15 dias – até 21 de maio – a autorização para os serviços de lavagem automotiva em Postos de Combustíveis. Os demais Postos de Lavagem permanecem com os serviços liberados.

Mas de acordo com o Decreto, seguem proibidas as atividades como irrigação de gramados, jardins e floreiras, bem como, qualquer outro uso que possa significar o uso não prioritário; reposição total ou troca de água de piscinas de entidades, associações ou residências; e lavagem de calçadas e telhados de prédios comerciais, industriais ou residências. O descumprimento das vedações previstas no Decreto implicam em advertência por escrito e, em caso de inobservância será aplicada multa de 50 UPM’s, ou seja, R$ 230. Em caso de reincidência, o valor pode ser duplicado.

Na Secretaria de Desenvolvimento Rural as solicitações de reabastecimento de água em propriedades rurais já chega a 460 residências. Desde o início do ano já foi realizada a entrega de mais de 800 cargas de água. Já pela Defesa Civil, concentram-se ainda os serviços de mapeamento geral das áreas mais precárias, o gerenciamento de solicitações de reabastecimento e o acompanhamento das demandas emergenciais.

Outra pauta debatida foi sobre a barragem construída no Arroio Castelhano, que completou dez dias de funcionamento e receberá melhorias devido às infiltrações observadas ao longo dos dias. Segundo o Gerente Regional da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Ilmor Dohr, “na semana passada técnicos da Corsan de Porto Alegre realizaram uma vistoria na barragem e atestaram positivamente a obra, que segue os protocolos do Decreto Estadual. E dentro das observações, solicitaram pequenos reparos e um reforço de material para fortificar a estrutura”.

De acordo com Dörr, com a criação da barragem os problemas identificados nas bombas de sucção da Estação de Abastecimento foram paliativamente resolvidos durante o período vigente de estiagem. A mediação atual, pós as últimas precipitações de chuvas na região está em 50 centímetros acima do nível de captação de água e na barragem, passa de um metro. Os reparos serão realizados em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos nos próximos dias.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal