Município proporciona atendimento virtual e telefônico sobre Covid-19

Olá Jornal
maio15/ 2020

Com um mês de atendimentos e orientações prestadas, através da plataforma Doutor Protege, a Secretaria Municipal de Saúde comemora o bom funcionamento e auxílios prestados aos venâncio-airenses por meio da ferramenta. Através dela o cidadão tirar dúvidas sobre os sintomas de Coronavírus e receber a orientação de qual posto, Hospital ou UPA procurar, dependendo da gravidade da situação, avaliada a partir de uma série de questionamentos. Para acessar, basta entrar no site da Prefeitura, onde está disponibilizado um banner e uma aba.

Conforme dados apresentados pelo Coordenador de Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde, Selso de Couto, através do Doutor Protege casos e suspeitas de Covid-19, foram apurados, assim como serviu de apoio para diminuir o número de atendimentos diretos no Plantão do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O sistema que funciona a partir de um breve questionamento, possibilita apontar a Unidade de Saúde mais próxima da residência do cidadão. O acesso ao site é possível em qualquer navegador. Vale lembrar, que entre os sintomas de Coronavírus estão: febre, calafrios, dor de cabeça, dores no corpo, tosse, espirro, secreção nasal.

Dr. Protege Saúde Mental

Nos mesmos parâmetros do Doutor Protege, outra ferramenta que vem tendo reconhecimento positivo, desenvolvida pelo Comitê Municipal de Prevenção ao Suicídio de Venâncio Aires, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, é o Doutor Protege Saúde Mental.

O objetivo é auxiliar pacientes que possam estar com sintomas depressivos. Em 15 dias de funcionamento, foram realizados 24 atendimentos, sendo estes 79,2% mulheres e 20,8% homens. Também, em cima dos dados levantados, o maior número, 41,7% sentem ansiedade. A maior concentração dos atendimentos, 25%, é do Bairro Aviação e 16,7% da área central da cidade.

Da mesma maneira, o canal pode ser acessado através de uma aba na capa do site da Prefeitura. O link direciona para um breve questionário. São em torno de 15 perguntas, de diferentes níveis. Após responder, profissionais da rede de saúde e/ou membros do Comitê entram em contato para indicar e identificar qual fluxo a pessoa deve seguir. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h até às 17h, e tem como finalidade identificar casos e reações que podem levar ao suicídio.

Outros canais de atendimento

Além destas plataformas virtuais, o Município também disponibiliza atendimento relacionado ao Coronavírus, por telefone. O número 0800-8858419 funciona de segundas-feiras a sábados, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. O atendimento é feito por profissionais da saúde, como enfermeiros e médicos.

Até o momento, este meio já realizou 118 atendimentos, sendo destes 44,9% encaminhados para o Centro de Atendimento Respiratório localizado no Pavilhão São Sebastião Mártir, junto a Paróquia, no centro da cidade. O local, que já atendeu 722 pessoas, funciona de segunda a sextas-feiras, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Já aos domingos, é possível contatar o Setor de Epidemiologia do Município pelo telefone (51) 9 9799-6570 das 8h às 17h.

CRÉDITO: AI PMVA