Município promove qualificação para gerar renda extra às famílias

Olá Jornal
julho13/ 2019

Esse é o foco do Curso de Tortas e Docinhos Caseiros, oferecido pelo Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF), realizado à noite durante a segunda e terça-feira, na cozinha da ONG Parceiros da Esperança (PARESP). A proposta, além de qualificar famílias de baixa renda, é também promover a profissionalização de pessoas que não tenham a oportunidade de se capacitar.

A realização é da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, com apoio do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, do Sindicato Rural, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS), através da instrutora Graziela Napoli, que ministrou a capacitação e da empresa Farinhas Viviana.

Com duração de 16 horas/ aula, o curso contou com a participação de 13 alunos de áreas rurais e urbano, contribuindo para melhoria da qualidade de vida, profissionalização e integração na sociedade. De acordo com Assistente Social da Prefeitura, Daiane Führ, o público alvo são beneficiários do Programa Bolsa Família e famílias acompanhadas pelo PAIF e do CRAS do Bairro Battisti acompanhadas pela equipe volante da Secretaria no interior. Além do acompanhamento semanal, quinzenal ou mensal que é realizado com as famílias, a secretaria também oferta cursos mais técnicos e específicos.

Durante o curso, a instrutora ensinou os participante a elaborar diversos tipos de tortas e bolos doces, cupcakes e docinhos caseiros, bem como repassou técnicas de higiene, segurança e saúde no trabalho, meio ambiente, processamento artesanal de bolos, massas, recheios, docinhos e armazenagem dos produtos, assim como, das técnicas de confecção, desde combinar os ingredientes para formação da massa, passando pelo processo de forno e retirada até a decoração dos doces.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal