Município organiza o primeiro passeio de observação astronômica

Guilherme Siebeneichler
setembro14/ 2017

Gosta de aventuras? Curte olhar as estrelas e sempre teve curiosidade em saber mais sobre o Sistema Solar, a Lua e as constelações?

A oportunidade de conhecer um pouco mais sobre astronomia e visualizar aglomerados estelares, satélites, meteoritos e demais corpos celestes, é agora!!

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, por meio do Departamento de Turismo, em parceria com o Centro de Estudos Ufológicos de Venâncio Aires – CEUVA, prepara  o tour “De Vênus a Júpiter”. Um passeio de observação astronômica, que ocorre no domingo 24 de setembro, com saída às 17h, na Praça Thomaz Pereira, com previsão de retorno às 21h.

Após o embarque, o grupo segue de ônibus em direção ao interior do município, cuja localização será mantida em suspense, e prossegue em caminhada, de aproximadamente 1 km, até o local escolhido para a atividade. Conforme os organizadores, este tipo de prática requer um espaço reservado, que proporcione adequada visão panorâmica do céu e sem interferência de luz.

Além das observações a olho nu, com identificação de constelações, os participantes contarão com o auxílio de telescópios para explorar o Cosmos. Em condições adequadas, será possível visualizar  planetas como Saturno e Júpiter. As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever antecipadamente na Venatur Viagens e Turismo (3741-4200) e/ou no Depto. de Turismo ( whats 9 97 30 3139), até 22 de setembro.

Os participantes devem trazer cadeira ou tapete para sentar no campo, repelente, lanterna, boné, agasalho e para quem tiver binóculo. Trajar roupas confortáveis e tênis para a caminhada. Também são convidados a trazer cuia e bomba. O chimarrão será preparado no caminho.

O valor do passeio é de R$15,00 e inclui transporte, lanche e uso dos equipamentos disponibilizados pelo CEUVA, entidade criada em 1997, com foco em astronomia e ufologia. Conforme o coordenador do grupo, Dirceu Kipper, o passeio depende de condições meteorológicas ideais e em caso de condições não favoráveis, será transferido para a próxima Lua Crescente.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Guilherme Siebeneichler