Município não terá antecipação da cobrança do IPTU em 2018 para fechar o ano

Olá Jornal
agosto24/ 2018

Com previsão de déficit superior aos R$ 10 milhões neste ano, a busca por equílibrio das contas segue sendo uma prioridade do Governo Municipal. O controle das despesas ocorre ao longo do ano e tenta frear o crescimento dos gastos públicos, além de melhorar a gestão das receitas. Equipes de fiscalização estão buscando garantir a cobrança de tributos devidos ao Município. Entretanto, a antecipação do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), não deve fazer parte das medidas adotadas pelo Governo Municipal.

Nos últimos anos este tipo de ação garantiu o fechamento das contas públicas. Conforme o secretário municipal da Fazenda, Eleno Stertz, o projeto de lei sobre a cobrança e modalidades de pagamentos do IPTU já passou por aprovação na Câmara de Vereadores, sem a previsão de antecipação. “Estamos buscando trabalhar com o orçamento de cada ano, sem utilizar recursos previstos para o próximo ano fiscal. Esta medida busca garantir o controle financeiro ao longo do ano,” destaca.

Apesar de ainda estar em avaliação a situação financeira da prefeitura até encerramento do ano, segundo avaliação do secretário, deve ficar no azul.

CRÉDITO EXTRA

O presidente da Famurs, Antonio Cettolin, juntamente com o coordenador-geral da Famurs, Darci Lauermann e o superintendente técnico e institucional, Gustavo de Souza, reuniram-se com superintendente-executivo do Banrisul, Heitor Rossato, e a gerente-executiva, Claudia Araújo, nesta na última semana. No encontro, esteve em pauta, a negociação de uma abertura de crédito com juros especiais para financiamento do décimo terceiro ou pagamento da folha no mês de dezembro dos servidores municipais.

A Famurs discute o processo por considerar a queda na arrecadação dos municípios, reflexo da grande crise financeira que o país está enfrentando. “Os municípios que se beneficiarão desta alternativa de crédito já possuem relacionamento junto ao banco”, afirma Cettolin.

Olá Jornal