Município lança projeto de prevenção ao suicídio

Olá Jornal
dezembro17/ 2020

Criado pela Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Comitê Municipal de Prevenção dos Suicídios de Venâncio Aires, o projeto ‘Saúde Mental em foco: Acolher é Prevenir’, que tem o objetivo de desenvolver ações de prevenção ao suicídio e automutilação, inicia com a visitação aos serviços da rede para o diagnóstico da situação no município.

As profissionais da empresa Converge, de Estrela, – uma psicóloga, uma enfermeira e uma assistente social-, buscam os dados epidemiológicos de suicídio como dos números de serviços, potencialidades e fragilidades. A compilação dos dados começou no início de novembro, quando foi assinado o contrato com a empresa vencedora da licitação.

Já a partir de janeiro serão feitas ações diretamente com os profissionais da rede de saúde, educação, assistência social, segurança e outros setores. Em um ato de lançamento do projeto, nesta semana, na Prefeitura, a Coordenadora do Comitê, Patrícia Antoni, comemorou a implantação do projeto. “Lutamos bastante para conseguir a implantação deste projeto e que será fundamental para dar esse suporte, esse direcionamento melhor para a nossa rede que não consegue fazer um acompanhamento, um trabalho permanente com os próprios profissionais. Então o Comitê vai estar apoiando a realização deste trabalho, que vem a agregar muito para os profissionais que atuam diretamente no atendimento”.

Representando a empresa Converge, a assistente social, Luciana Gorgen, e a psicóloga, Mariana Mazzarino, ressaltaram a importância do projeto. “Temos a certeza de que teremos muito êxito e alcançaremos os objetivos deste contrato e fazer a diferença na busca de soluções para esta problemática existente no município”, destaca Luciana. Da mesma forma, Mariana, adiantou que “já visitamos os principais serviços da rede de saúde, também na Educação, Assistência, Segurança, para termos uma noção das principais necessidades e carências, assim como potencialidades destes setores. E a partir disso, vamos agora realizar conversas, oficinas de capacitações, algumas mais específicas em relação a serviços especializados, atenção básica, atuação com população infanto-juvenil, dos servidores destes setores e com isso o objetivo é colocar em voga o assunto da saúde mental”.

O Secretário Municipal de Saúde, Ramon Schwengber, destacou a necessidade de trabalhar o tema da Saúde Mental no município. “Sempre tivemos dificuldades de implantar esse projeto, com uma empresa para trabalhar no Município nesse tema. Com o Edital chegamos a empresa Converge, que já está desempenhando um bom trabalho e que ainda terá vários desdobramentos. Como Secretário de saúde fico feliz em deixar esse legado para a cidade. Tem se inúmeros casos em nosso município e só quem está na ponta sabe das dificuldades e da quantidade de casos que acontecem em nosso município. Por isso, fico feliz em estar participando deste projeto, porque Venâncio precisa falar sobre esse tema, entender o que acontece, fazer um trabalho de base para então tratar essa problemática”.

O Prefeito Giovane Wickert, enfatizou a necessidade de realizar um trabalho mais aprofundado para alcançar a diminuição do índice de suicídios e tentativas no município. “Venâncio infelizmente tem um índice destacado, o que nos deixa inconformados, porque em nível nacional essa marca de maior índice de suicídio se dá em função da cultura do tabaco. E como integrante de entidades de defesa do tabaco isso me incomoda, porque ele é a base da nossa economia. Pode até ser um dos fatores, mas não da forma como é atribuído. Venâncio é o segundo maior município da América Latina em pequenas propriedades rurais. O Município que tem mais de 50 mil habitantes com um terço morando no interior, também tem o fator da colonização. Então é preciso uma análise mais aprofundada de todas as características. Por isso esse é o início da caminhada, queremos que tenha sequência e temos a certeza de que o resultado final será muito importante para Venâncio”.

Olá Jornal