Município intensifica fiscalização e ações de prevenção ao Coronavírus

Olá Jornal
julho07/ 2020

Passados quase 120 dias do início da adoção de medidas de distanciamento social em Venâncio, por conta do avanço da pandemia do Coronavírus e crescimento do número de infectados pelo Covid-19, um maior rigor no cumprimento das regras estipuladas pelo Município e Estado será adotado.

Em reunião do Comitê de Gerenciamento de Crise causada pelo Coronavírus, na manhã desta terça-feira, 7, os participantes representando diversas repartições do Executivo assim como a Caciva, reforçaram a preocupação com o relaxamento da comunidade e o descumprimento das medidas adotadas pelo Município para evitar a disseminação do vírus. O Prefeito Giovane Wickert salienta que “se manteve um controle de disseminação do vírus, mas um alerta foi ligado com a possibilidade de ingressarmos na bandeira vermelha, quando então muitas restrições entram em vigor, inclusive fechamento do comércio. Por isso alertamos para que se mantenha os cuidados necessários, como uso da máscara, faça a higienização, respeite o toque de recolher. Os próximos 15 dias são decisivos. É preciso um pequeno esforço agora para garantir um alívio ali na frente.”

Nesta segunda-feira, 6, passou a vigorar o novo horário do toque de recolher. Agora, os estabelecimentos podem funcionar até às 22h, quando passa a ser proibida a circulação e aglomeração de pessoas na rua, estabelecimentos ou mesmo residências. Além disso, a o Setor de Fiscalização da Prefeitura em conjunto com a Brigada Militar aumentou a fiscalização no comércio e em pontos de aglomerações, como jogos coletivos e eventos sociais, que estão proibidos. “As pessoas estão achando que estão de férias, acabaram relaxando mais, estão frequentando bares, viajando, vemos aglomerações sociais, alguns estabelecimentos já não se preocupam mais com capacidade, clientes adentram nos estabelecimentos sem máscara, andam na rua sem máscara, e isso é extremamente preocupante. E os pequenos exemplos do cotidiano dizem muito. Um exemplo ruim se transforma numa bola de neve”, lamenta a Fiscal de Posturas, Daniele Mohr.

A Fiscal adianta que nos últimos dias inúmeros termos circunstanciados e notificações foram realizadas em estabelecimentos por descumprimento das medidas previstas no Modelo de Distanciamento Controlado do Estado, no qual Venâncio está enquadrada na cor Laranja (risco Médio). Bancos e lotéricas foram notificados no início desta semana, assim como alguns supermercados e restaurantes, que vinham extrapolando capacidade máxima e a liberação dos buffets, o que segue proibido.

O Secretário Municipal de Saúde, Ramon Schwengber, também adianta que a inércia negativa da comunidade aumenta a preocupação e aproxima o Município ainda mais da classificação com Bandeira Vermelha. “Foi por um detalhe que não ingressamos na Bandeira Vermelha na última semana. E isso pode acontecer na próxima semana por conta de situações em outros municípios da região. Mas em Venâncio também temos aumento gradativo de casos. Além disso, os meses de inverno são os mais difíceis, o frio aliado a umidade é receita perfeita para aumento na ocupação de leitos do Hospital. No Centro Respiratório, por exemplo, no início desta semana tivemos um aumento significativo de procura por conta de doenças respiratórias. O aumento de 80% dos leitos de UTI no Hospital até vão auxiliar, mas não vão ser suficientes se continuarmos tendo essa despreocupação da população com a doença.”

A gerente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), Lisete Stertz, também demonstrou a preocupação da entidade com o não cumprimento das medidas por parte da população e dos estabelecimentos. “São 120 dias com as atividades semiparalisadas. E em caso de bandeira vermelha fecha o comércio não essencial por três semanas, o que será extremamente ruim. Por isso, é preciso o quanto antes, que todos façam a sua parte, cumpram com o que está estabelecido. Deixar apenas uma pessoa por família entrar, somente entrar se estiver de máscara, não ultrapassar o limite permitido, em filas respeitar os espaçamentos interpessoais de 1,5 metro.”

A partir desta terça-feira, 7, algumas ações serão intensificadas, principalmente de conscientização e de fiscalização. Para alertar a comunidade sobre o toque de recolher, sirenes de indústrias da cidade irão tocar às 22h. A partir de quarta-feira um carro de som circulará pelos bairros da cidade alertando para a importância do uso de máscara e de evitar aglomerações. Agentes de saúde irão reforçar a distribuição de máscaras nas ruas. O equipamento e proteção também está a disposição da população nas unidades de saúde do Município.

CRÉDITO: AI PMVA

 

Olá Jornal