Município inicia formatação de protocolos para retorno seguro das aulas presenciais

Olá Jornal
junho18/ 2020

A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quarta-feira, 17, uma reunião virtual com representantes das escolas municipais e privadas para discutir e definir o protocolo de volta às aulas presenciais. Após o Estado ter publicado a portaria específica com as exigências que as escolas devem ter para iniciar as atividades, o Município busca antecipar a adequação e organizar as medidas necessárias levando em conta as estruturas escolares.

Na reunião ficou decidido que será formado um Centro de Operações Emergenciais de Saúde para a Educação (COE-E) Municipal, que contará com membros do Conselho Municipal de Saúde já existente, agregando mais dois representantes da Secretaria de Educação e dois da Rede de Ensino Privada. A formação deste grupo é exigida pela Portaria Conjunta das Secretarias Estaduais de Saúde e de Educação que discorre sobre as medidas de prevenção, monitoramento e controle do Coronavírus a serem adotadas por todas as instituições de ensino do Estado.

Além do COE-E Municipal, também ficou acordado que cada escola, Municipal e Privada, deverá formar um COE-E Local, que deverá contar com um representante da direção da instituição, um representante da comunidade escolar e um representante da higienização. Este grupo ficará responsável por criar um Plano de Contingência, que servirá para a prevenção e combate a Covid-19 dentro de cada instituição escolar. Este Plano consiste na realização de um panorama geral da escola, e medidas preventivas, informado na Portaria (01/2020) divulgado no Diário Oficial no início do mês, no qual elenca medidas obrigatórias como por exemplo, a distância entre estudantes com máscara deverá ser no mínimo de 1,5 m, e dois metros em lugares nos quais são feitas refeições. “Realizamos a videoconferência, justamente para orientar sobre a constituição do COE-E e elaboração do Plano de Contingência. Praticamente todas as escolas já formaram o COE-E”, destaca a Secretária de Educação, Alice Theis.

Já as escolas Estaduais terão regramento próprio definido pelo Governo do Estado. Ainda não há definição de retorno das aulas nos educandários. Como continuidade, na próxima semana será realizado uma reunião com a equipe de Saúde, e posterior, um encontro de treinamento técnico com as equipes diretivas.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal