Município flexibiliza abertura do comércio e atividades das indústrias

Olá Jornal
março31/ 2020

As medidas para evitar a proliferação do novo Coronavírus, o Covid-19, sofreram atualização em Venâncio Aires. Na tarde desta terça-feira, 31, o prefeito Giovane Wickert (PSB), publicou novas medidas por meio de decreto, para controlar a disseminação do vírus. Conforme as novas determinações os estabelecimentos poderão abrir para atendimento, com restrição para circulação de pessoas, a partir do dia 1º de abril. Os empresários também deverão adotar medidas de controle do fluxo de clientes, materiais para higienização e funcionários de grupo de risco devem ser dispensados. O limite de clientes nos estabelecimentos não essenciais é de três pessoas. As lojas terão horários horários específicos para idosos, das 8h e 9h.

Os pontos das novas normativas foram apresentadas transmissão online pelo gestor municipal e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho, Cláudio Soares.

Os templos religiosos poderão abrir, porém sem realizar celebrações religiosas. As escolas da rede municipal, assim como as estaduais, ficarão com atividades suspensas até o dia 30 de abril.

As indústrias poderão retomar as atividades com 50% do corpo de funcionários. Assim como o comércio, deverão liberar os colaboradores do grupo de risco. As empresas poderão retornar às atividades a partir da próxima segunda-feira, 06.

As medidas, segundo o prefeito de Venâncio Aires, serão fiscalizadas por fiscais do Município. “Mas a comunidade poderá realizar denúncias para a nossa equipe e nos meios de contato,” comenta.

O regramento disponível no decreto municipal valem, a princípio, até o dia 12 de abril. Porém, as medidas poderão ser revistas ao longo dos próximos dias, já que diariamente um comitê se reúne e avalia as determinações, com atualizações e correções.

SEM CASOS

Chega a 39 o número de casos testados para o novo Coronavírus no Município. A última divulgação da vigilância nesta tarde, é de que destes, 25 receberam resultado negativo ou foram descartados e 14 estão em análise ainda no Laboratório. Até o momento Venâncio Aires segue sem nenhum caso confirmado de Covid-19. Cinco pacientes estão internados no Hospital São Sebastião Mártir (HSS), sendo três no setor Covid-19 e outros dois na UTI. Hoje, a Casa de saúde fez apenas uma coleta de material para testar.

Olá Jornal