Município e Cosuel lançam pedra fundamental do Condomínio Avícola

Olá Jornal
fevereiro01/ 2019

A manhã desta sexta-feira, 1º de fevereiro, foi simbólica para os 25 produtores associação ao Condomínio Avícola de Venâncio Aires, em Linha Harmonia da Costa. Em ato oficial, organizado pela Prefeitura de Venâncio Aires e a Cosuel, foi inaugurada a pedra fundamental do investimento na localidade. O evento reuniu produtores integrados, secretários municipais, lideranças sindicais, representantes da cooperativa e vereadores. O ato marca também encerramento dos trabalhos realizados pela Secretaria Municipal de Agricultura, responsável pela terraplanagem do local. A partir de agora, um financiamento é aguardado para garantir o início das obras dos pavilhões onde serão criados os frangos.

O novo complexo consistirá uma granja comercial de frango de corte e serão 275 mil frangos por lote por ano que serão criados em oito galpões de 155 metros de comprimento por 16 metros de largura. A previsão com a comercialização dos frangos é de gerar mais de R$ 13 milhões ao ano, o que retorna para o Município em ICMS em torno de R$ 218 mil por ano.

Na oportunidade, o presidente do Conselho Administrativo da Cosuel, Gilberto Piccinini, destacou a importância da parceria com o poder público para viabilizar o empreendimentos. “Entendemos que as parcerias são fundamentais para garantir que sonhos se tornem realidade. A colheita vem lá na frente, mas houve agora a semeadura. Este é fruto de um trabalho de grupo e com terá resultados positivos.”

Já o presidente Executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, revelou detalhes do projeto de comercialização de frangos da cooperativa. “Um projeto deste tamanho só sai com parcerias. O frango produzido pela Dália já estará nos mercados a partir de março. Com o nome Golden Chicken, a marca dos frangos vai manter a qualidade e a força do produtor rural da nossa região.”

O presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Kappel (PP), acompanhou o ato e lembrou que a parceria do Legislativo foi importante para tirar do papel o investimento. “Os vereadores entenderam a necessidade desta obra. Quero que a Dália leve este exemplo para outros locais do país. Aqui em Venâncio Aires se trabalha de forma conjunta, nossa gente pega junto.”

Para o prefeito Giovane Wickert (PSB), o momento é de orgulho. “Este é um investimento para o futuro da cidade. Ao longo do último ano dedicamos atenção para esta obra e alguns programas não tiveram tanta atenção, foi um período de sacrifício. Agora vamos buscar atender os nossos produtores.”

 O presidente do Condomínio Avícola e associado à Dália, Lauri José Schwendler, lembrou que muito além de gerar tributos, o novo empreendimento irá fornecer alimentos. “Serão mais de quatro milhões de quilos de carne de frango gerados neste espaço. Estamos fazendo a nossa parte e produzindo alimentos.”

A expectativa é de iniciar a construção das estruturas até o fim de março, para começar a produção de frangos em até seis meses.

Olá Jornal