Município decreta situação de emergência devido à queda de granizo

Janine Niedermeyer
julho14/ 2016

O prefeito Airton Artus encaminhou um decreto de situação de emergência, nesta quinta-feira, 14, devido às fortes tempestades de granizo e índice elevado de chuva em curto espaço de tempo. O pedido, em caráter emergencial, vai permitir a compra de lonas e telhas no valor de até R$ 30 mil. O limite por família atingida é de até 20 unidades de telha.

As localidades mais atingidas foram Picada Revólver, Centro Linha Brasil e Vila Deodoro, onde 24 residências e galpões foram atingidos e precisaram de atendimento. Mas a Defesa Civil de Venâncio Ares informa que houve queda de granizo durante esta manhã em vários bairros e interior: Coronel Brito, Linha Arroio Grande, Travessa São José, Linha Travessa, Linha Herval, Santa Emília, Palanque, Deodoro, Linha Cipó, Linha Isabel, Bela Vista, Distrito Industrial, Santa Tecla, Gressler, Cidade Nova, Linha Saraiva e Linha Esperança.

Nessas regiões, em muitas residências o granizo danificou telhas de até 6 milímetros. Até o início desta tarde, cerca de 100 famílias já tinham ido ao Corpo de Bombeiros em busca de lona, porém o estoque acabou e foram adquiridos mais R$ 7 mil para a compra de material. A aquisição será custeada pelo Corpo de Bombeiros, através do Fundo de Reequipamento dos Bombeiros.

O levantamento final dos estragos e prejuízos, em todo o município, só será concluído nesta sexta-feira, 15. As pessoas que precisarem de lona são orientadas a procurar o Corpo de Bombeiros. No interior, os moradores devem se dirigir à capatazia de cada localidade. Os Bombeiros podem ser contatados através do 193 ou 3983-1165. O número de contato da Defesa Civil é 9678-0023.

Nota Oficial

Em virtude do grande volume de água das chuvas dos últimos dias, a Prefeitura e a Defesa Civil fazem uma avaliação positiva das obras de dragagem, desassoreamento e limpeza do arroio Castelhano.

O prefeito Airton Artus destaca que o arroio supera bem os últimos volumes, pois não houve repercussão nas áreas mais baixas da cidade. A Administração Municipal lembra que, logo o arroio se estabilize novamente, será dada continuidade à 4ª etapa de limpeza do Castelhano.  (AI PMVA)

Foto: Rui Borgmann/ AI PMVA

Janine Niedermeyer