Município de Vale Verde inclui Cooperativismo no currículo escolar

Olá Jornal
fevereiro23/ 2018

Aprovada pelo Município de Vale Verde junto ao Conselho Municipal de Educação no fim de dezembro de 2017, a resolução 04/2017, aprovada em 28 de dezembro de 2017 e assinada pelo Prefeito Carlos Gustavo Schuch no dia 2 de fevereiro, garante a inserção do cooperativismo no currículo escolar do município. A disciplina denominada Estudos Cooperativos será implementada na grade curricular da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nero Pereira de Freitas, da localidade de Monte Alegre, que atende estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II.

 Como uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, com incentivo e apoio da Sicredi Vale do Rio Pardo, por meio do  Programa a União Faz a Vida, a disciplina tem por objetivo difundir a visão sobre os conceitos cooperativistas, compreensão do valor da cooperação e aprender acerca da economia solidária e do cooperativismo como formas alternativas para a geração de trabalho e renda. A proposta, inédita dentro do Sistema Sicredi, está ligada ao Programa A União Faz a Vida, que foi implantado em Vale Verde há cerca de dois anos e vem mudando o cenário da educação no local.

 Conforme o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, a cooperativa participa da iniciativa, assim como nas demais ações junto ao município, como incentivadora e propagadora dos princípios cooperativistas. “O cooperativismo nas escolas é um projeto institucional de aprendizagem, um jeito de ser de cada educador e estudante inter-relacionado à comunidade escolar. A disciplina é baseada em princípios escolares como o diálogo, a solidariedade, a justiça, a cidadania e o empreendedorismo. É uma educação que investe na formação de consciência coletiva democrática como um dos princípios do cooperativismo”, destaca Petry.

 Ele ainda salienta que todas as atividades focadas no cooperativismo, como as cooperativas escolares e o próprio programa, buscam a valorização das crianças e adolescentes e de sua formação, sendo o mais importante a construção do conhecimento de forma coletiva e cooperativa. “A viabilização da disciplina Estudos Cooperativos vai ao encontro de tudo isso. É preciso reconhecer e enaltecer a receptividade e iniciativa do poder público municipal para que isso se tornasse realidade”. Desejamos que os professores e estudantes tenham o desejo de conhecimento, que as ações cooperativas possam auxiliar na construção das demais disciplinas curriculares e, que, os ambientes educacionais se tornem democráticos”, discorre.

 SUNCHALES 

A coordenadora do Programa A União Faz a Vida dentro da Sicredi Vale do Rio Pardo, Fabiana Bartholomay, comenta que a ideia ganhou força com a viagem para Sunchales, na Argentina, oferecida pela cooperativa financeira no ano passado. Assim como os demais municípios participantes do programa, as comitivas da Secretaria Municipal de Educação de Vale Verde e os estudantes da Cooperativa Escolar Verde Vale, da Escola Nero Pereira de Freitas, conheceram mais sobre o cooperativismo e as cooperativas escolares. “Em Sunchales o cooperativismo e as cooperativas escolares estão dentro da proposta político pedagógica das escolas”, explica.

FORMAÇÃO 

O processo de formação para a disciplina Estudos Cooperativos da rede de educadores de Vale Verde aconteceu nos dias 7 e 17 de fevereiro, na Secretaria Municipal de Educação, com a qualificação dos professores por intermédio dos assessores pedagógicos do Programa A União Faz a Vida. Entre os assuntos abordados estavam o papel do professor na educação e no futuro das crianças, por que estudar cooperativismo, transformação da educação dentro da escola, inserção do cooperativismo no currículo escolar, entre outros. “Todos os professores foram capacitados, entretanto, apenas dois serão responsáveis pela disciplina”, ressalta Fabiana.

 

Olá Jornal