Município cria projeto de credenciamento para clínicas veterinárias

Guilherme Siebeneichler
janeiro22/ 2018

No fim da tarde de sexta-feira, 19, foi assinado o projeto que visa o controle populacional de cães e gatos fêmeas. O projeto destina-se à castração e microchipagem de somente cadelas e gatas, de famílias carentes enquadradas nos programas sociais. Além disso, o projeto vai disponibilizar para ONGs duas castrações mensais.

A Secretaria do Meio Ambiente tem como objetivo, através do projeto, promover o controle populacional de cães e gatos em situação de rua, através da castração e microchipagem de cadelas e gatos, proporcionado um maior bem-estar a estes animais e a população em geral.

O prazo inicial do Projeto de Controle Populacional de cães e gatos no Município de Venâncio Aires é de um ano, que tem como objetivo reduzir a proliferação destes animais, fêmeas, promovendo assim educação em saúde, guarda responsável e controle de natalidade.

Os critérios de avaliação serão: Tutor beneficiário de programas sociais, tutor que tenha adotado animais em situação de rua, convivência entre machos e fêmeas, propriedade sem cercamento, quantidade de animais e ordem de cadastramento no programa.
A Prefeitura através da Secretaria de Meio Ambiente irá credenciar clínicas veterinárias interessadas em prestar o serviço de castração para o Município.

O valor utilizado será o mesmo, R$ 4mil por mês, que estava no edital aberto em setembro, mas que acabou sem interessados. O tutor ou proprietário contemplado será informado e buscará a clínica veterinária credenciada apontada para buscar o agendamento do procedimento.

O projeto terá como responsável técnico o médico Veterinário Daniel Terra Leite. O próximo passo é o envio do projeto para o conselho de veterinária juntamente do documento de anotação de responsabilidade técnica. Assim que aprovado vai para licitação e credenciamento de clínicas veterinárias.

ONG AMIGO BICHO

No início da tarde desta segunda-feira, 22, a Administração Municipal se reuniu com representantes da ONG Amigo Bicho para apresentar o projeto e tratar ainda de ações de conscientização e de campanhas que irão envolver diversas Secretarias como Educação, Meio Ambiente, Agricultura e Saúde.

O Prefeito Giovane Wickert e o Vice Celso Krämer participaram da reunião que contou ainda com a presença de secretários e do Vereador Ciro Fernandes.

O trabalho segue agora em parceria entre a ONG o Conselho Municipal de Proteção Animal (COMPA) e o Poder Público que irão paralelamente ao projeto de credenciamento, campanhas educativas, eventos, feiras de adoção e outras atividades alusivas à causa animal.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Guilherme Siebeneichler