Município concentra ações em apoio a atingidos pela enchente em Vila Mariante

Olá Jornal
julho10/ 2020

O segundo Distrito, mais especificamente Vila Mariante, foi assolado pela maior enchente dos últimos 30 anos nesta semana. Durante a tarde de quarta-feira, mas principalmente nesta quinta-feira, 09, cerca de 80 pessoas foram retiradas de suas casas – algumas retiradas dos telhados das casas – pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. A maior parte dos resgates foi realizada nesta quinta-feira por conta da resistência dos moradores em deixar os lares já na quarta-feira. Após o resgate receberam o primeiro suporte na base montada no Ginásio de Mangueirão.

No local, a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social atende cerca de 15 pessoas, proporcionando alimentação adequada, roupas e itens de higiene. Na Secretaria e Gabinete da Primeira-Dama também estão sendo angariadas doações de alimentos, água, roupas, calçados, móveis, material de limpeza e uso pessoal, que serão encaminhadas para as pessoas atingidas.

Quem quiser doar e ajudar com qualquer item, pode ligar para os telefones 3983 1030 ou 9 97700718, que uma equipe irá buscar no local indicado a partir de um roteiro que será elaborado nesta sexta-feira conforme os contatos feitos. Além disso, está a disposição um caminhão para auxiliar nos utensílios pesados, como móveis. O horário de atendimento será das 8h até às 16h30min. Na comunidade, diversas campanhas também estão ocorrendo para ajudar os desabrigados.

Durante a tarde a Defesa Civil do Estado sobrevoou a região e encaminhou itens como 28 colchões e 28 travesseiros, 65 cobertores, mil máscaras, 60 frascos de álcool gel, 60 frascos de sabonete líquido, 20 protetores faciais, 200 luvas descartáveis.

Os acessos a Mariante, assim como a energia foram interrompidos. Em diversos pontos a água cobriu residências. Na localidade, o nível da água chegou a 18 metros. A forte correnteza também dificultou o trabalho realizado na localidade. Outras regiões adjacentes também estão com os acessos bloqueados. Um helicóptero da Brigada Militar auxiliou nos resgates, inclusive de uma família que estava ilhada em Linha Itaipava das Flores foi resgatada no fim da tarde desta quinta-feira, 9.

Em paralelo, a Defesa Civil do Município já realiza os levantamentos para o encaminhamento de Decreto de Emergência.

Crédito: AI PMVA

Fotos: Leandro Osório/AI PMVA

Olá Jornal