Município coloca em funcionamento câmeras de monitoramento

Olá Jornal
março10/ 2020

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, vem realizando o conserto das 18 câmeras de videomonitoramento existentes no município. Atualmente 13 já estão funcionando e/ou em fase de testes e outras cinco ainda serão arrumadas. Além disso, outras duas, com uma tecnologia mais avançada mas com um preço mais expressivo, estão sendo adquiridas pela Secretaria para reposição, já que desapareceram ainda em meados de 2016 início de 2017. Os aparelhos estavam em dois pontos de entrada da cidade, no trevo principal na RSC-287 e no trevo de Grão Pará.

Nos últimos dias, por solicitação do Executivo, a RGE está fazendo o ligamento da energia nas câmeras que foram arrumadas assim como também nos aparelhos instalados recentemente pelo Governo do Estado. Seis novas câmeras e 11 totens – especialmente para leitura de placas com transmissão de dados-, passam a reforçar o monitoramento no município. Com isso, serão 21 câmeras novamente em funcionamento, cujas imagens já estão sendo transmitidas para o quartel da Brigada Militar em Venâncio Aires e, posteriormente, também serão emitidas para o Comando Regional da BM em Santa Cruz do Sul e para a Central de Segurança Pública do Estado.

Além do conserto das câmeras, a Prefeitura também organiza a compra de três impressoras portáteis, sendo que destas, duas serão repassadas a Brigada Militar em forma de comodato e outra permanecerá com o Departamento de Trânsito; também irá adquirir um radar móvel para ser utilizado em operações conjuntas; smartphones para utilização pelos fiscais de trânsito; e ainda telas novas para a sala de monitoramento, que atualmente está sediada no quartel local da Brigada Militar. O investimento integra o montante de R$ 950 mil financiados pelo Município junto ao Badesul, para aplicação na segurança.

O cercamento eletrônico tem sido tratado como uma das prioridades da pasta, comandada pelo Secretário Dário dos Santos Martins. “Temos plena convicção de que a reativação destas câmeras será essencial para resolutividade de casos, infrações, diminuição da criminalidade. É preciso também deixar claro que os totens instalados pelo Estado não tem finalidade de multar. Queremos oferecer condições de segurança para que todos os cidadãos de bem, empresários, possam desenvolver suas atividades sem preocupação com ações criminosas, meliantes. Tenho certeza de que isso é o melhor para Venâncio e é isso que estamos oferecendo.

O Tenente da 3ª Cia da Brigada Militar de Venâncio Aires, Leandro Altermann, destaca que o salto de qualidade na segurança pública de Venâncio é bastante significativa nos últimos anos. “Venâncio é uma das potências do Vale do Rio Pardo. É o segundo maior município dentro da abrangência do 23º Batalhão e vem tendo um crescimento populacional e econômico visível, da mesma forma há um investimento expressivo na área da segurança. Tanto o reforço no efetivo e vinda da base móvel e novas câmeras do Estado, como o conserto das já existentes, só vem a somar no quesito segurança pública no município, pois isso nos permite um acompanhamento em tempo real da movimentação da área urbana e acessos da cidade, possibilitando averiguar situações como, por exemplo, as movimentações nas praças públicas do Centro e verificação de veículos através da placa, proporcionando planejamento no deslocamento de viatura.”

Altermann acrescenta que o trabalho de identificação e coibição dos índices criminais é facilitado com o monitoramento de câmeras. “Comemoramos a reestruturação do monitoramento já existente, pois não estaremos perdendo equipamentos tecnológicos que a exemplo de outros anos acabaram ficando no desuso e poderiam ter sido usados por um longo tempo. Então ter o Município, através do Prefeito, Secretário de Segurança junto, presente, no Comando Regional e no Estado, disposto sempre a buscar melhorias, têm sido crucial para alcançarmos estes avanços.” O tenente adianta que o monitoramento será feito por um policial militar da reserva e há projeto de vinda de mais efetivo para esta função para que se possa ter durante 24 horas servidores destinados para a averiguação das câmeras.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA