Município busca reorganizar cemitérios para criar novas vagas

Olá Jornal
novembro02/ 2019

A Prefeitura de Venâncio Aires espera em 60 dias contar com um diagnóstico sobre a situação das sepulturas públicas do município. A empresa Geotheca Consultoria Ambiental Geologia e Topografia foi contratada para realizar o pente-fino e identificar alternativas para a falta de vagas em cemitérios administrados pelo Município.

Segundo estimativa do prefeito Giovane Wickert (PSB), o trabalho poderá apontar caminhos que o poder público adotará para garantir melhor utilização das estruturas e projetar a abertura de novas vagas em áreas já ocupadas.
“Este diagnóstico é uma alternativa de menor custo para projetar os espaços de sepulturas públicas. A construção de um novo cemitério público é inviabilizada pelo custo elevado, por isso buscamos alternativas com a análise dos espaços já em utilização,” argumenta.

Conforme o gestor, um dos passos que podem ser indicados para a criação de novas vagas é a verticalização das sepulturas. “O sistema de gavetas gera mais vagas e ocupa menos área. É uma alternativa para garantir espaços para sepultamentos,” explica.

Outra alternativa, já colocada em prática em outras cidades, é a de convocação de interesse de sepulturas antigas e sem identificação. O processo passa por chamada pública para manifestação de interesse. Os casos em que não houver apontamento de familiar, as ossadas serão reunidas em um memorial. “Esta é outra alternativa para garantir que sepulturas antigas ou que aparentem abandono sejam utilizadas por outras famílias. Mas isso tudo passará por avaliação da consultoria,” conclui Wickert.

Olá Jornal