Município avança na criação do espaço horto florestal

Olá Jornal
agosto28/ 2020

Incluído no Plano Plurianual (2018-2021), o projeto de criação do Horto Florestal, começa a tomar forma. O projeto de inclusão do orçamento para tirar do papel a iniciativa está em análise na Câmara de Vereadores. O investimento será de R$ 100 mil, com valores oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Heitor Schuch (PSB). O espaço será construído e equipado em terreno, junto a área onde funcionava a antiga Fundação Ambiental de Venâncio Aires (Favan). A proposta de criação do espaço busca garantir a produção de mudas de árvores nativas, para recuperação de florestas, além do cultivo de flores, para embelezamento da cidade.

Pela proposta do Governo Municipal, o local garantirá mais um braço para a proteção ecológica. As mudas nativas produzidas no horto serão utilizadas para recuperar áreas que se encontram degradadas como por exemplo as margens do Arroio Castelhano, nascentes e demais recursos hídricos, assim como áreas verdes e calçadas. Já as mudas de flores e demais espécies, poderão ser utilizadas para a revitalização e paisagismo de espaços públicos.

Por consequência, o horto torna-se um local propício para promoção de atividades de educação ambiental. Além disso, pode tornar-se um ponto de visitação e lazer da comunidade.

RESERVA
Além da produção de mudas, o espaço terá uma área de proteção ambiental, como reserva de mata nativa, já existente no espaço de 20 hectares onde funcionava a Favan. A área de reserva florestal será utilizada para monitoramento da fauna e flora, além de construir pontos de observação, trilhas e estrutura para receber escolas e visitantes.

Olá Jornal