Município assina termo para iniciar processo de castração de animais

Olá Jornal
outubro29/ 2018

Na tarde desta segunda-feira, 29, a prefeitura de Venâncio Aires assinou o termo de adesão para a realização de castrações de animais em locais de vulnerabilidade. A proposta é de garantir o procedimento de esterilização à famílias de baixa renda, enquadradas em ações sociais e programas de assistência. No total serão investidos R$ 24 mil e os procedimentos serão realizados pela empresa Assisvet Assistência Veterinária LTDA, de Venâncio Aires.

Durante o ato de assinatura o prefeito Giovane Wickert (PSB) destacou a importância da medida. “O Município estava terceirizando a responsabilidade dos cuidados com os animais para as ONGs. Sabemos que é um investimento tímido, mas anualmente queremos ampliar estes recursos e aumentar as políticas de proteção aos animais.”

As famílias interessadas terão que efetuar um protocolo, que será avaliado pelo Conselho Municipal de Proteção aos Animais. O chamamento será publicado com as regras ainda no mês de novembro. O recurso foi destinado do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Nesta primeira etapa serão realizados serviços de esterilização e inserção de microchip por níveis e tamanhos dos cães e gatos fêmeas. O coordenador da Vigilância Sanitária, Everton Notti, destacou que o objetivo da ação é de diminuir o tamanho da população de animais de rua. “Por isso vamos fazer a castração apenas nas fêmeas, para evitar a reprodução. O Município está dando um primeiro passo.”

Além do programa de castração, o prefeito também confirmou a intensão de implementar em 2019 o Centro de Bem-Estar Animal. A unidade de acolhimento e tratamento veterinário deve ser implantada na estrutura onde funcionava o antigo Instituto Penal de Vila Mariante.

Olá Jornal