Município amplia medidas de combate ao Covid-19 após primeiro caso positivo

Olá Jornal
abril15/ 2020

A partir da confirmação do primeiro caso do novo Coronavírus (Covid-19), a prefeitura de Venâncio Aires vai ampliar as medidas de combate à propagação do vírus. Uma das ações a serem implementadas é a obrigatoriedade do uso de máscaras para trabalhadores e para comunidade em geral ao sair de casa. A determinação deve constar no próximo decreto municipal a ser emitido ainda nesta semana.

O prefeito Giovane Wickert aguarda uma nova posição do governo do estado, a ser definida ainda nesta semana, para após emitir o novo decreto. “Vamos apontar como caminho a partir do próximo decreto o uso de máscara para quem está trabalhando e um prazo incentivando as pessoas a usarem máscara quando saírem para rua. Estipular de um dia para o outro é complicado porque pode incentivar as pessoas a saírem para comprar máscaras. Não é nosso objetivo criar uma situação complicada com a sociedade”, explica Wickert.

O gestor afirma que a confirmação do primeiro caso redobra ainda mais a atenção do município para fazer tudo que tem que ser feito. “Procuramos achar o ponto de equilíbrio dando uma certa circulação e dando equilíbrio com a saúde”.

ATENÇÃO
O secretário de saúde, Ramon Schwengber, atenta para os cuidados essenciais de toda a comunidade para evitar a disseminação do vírus no município. “Provavelmente temos esse vírus circulando há mais tempo. Estamos nos preparando e muito para caso tenhamos um grande número de casos, tomara que não tenhamos”.

Venâncio Aires recebeu a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no fim da tarde desta segunda-feira, 13, através da Secretaria Estadual de Saúde e do Laboratório Central do Estado, após realizar 50 testes desde a segunda quinzena de março.

O paciente está internado desde quinta-feira, 09, no Hospital São Sebastião Mártir, na Unidade de Tratamento Intensivo onde respira por ventilação mecânica. Os primeiros sintomas foram apresentados no dia 03 de abril. A família está sendo monitorada pela Vigilância Epidemiológica do Município.

O morador de Venâncio, que não viajou para fora do município recentemente, não tem histórico de doenças cardiorrespiratórias, no entanto, o paciente da Rede Municipal de Saúde, tem doença neurológica crônica.
Este é o terceiro caso confirmado no Vale do Rio Pardo. O primeiro foi em Santa Cruz e o segundo também foi confirmado nesta segunda-feira,13, em Rio Pardo.

Olá Jornal