Município amplia ações para reflorestamento nas propriedades rurais

Olá Jornal
setembro17/ 2018

O Executivo Municipal encaminhou a Câmara de Vereadores legislação para atualizar e melhorar o Programa Municipal de Reflorestamento na propriedade rural. A proposta busca recuperar e garantir ações de alternativa de renda para os produtores agrícolas interessados na ação. Pelo novo texto, os agricultores interessados poderão se cadastrar junto à secretaria municipal de Agricultura, para receber até mil mudas de espécies arbóreas por ano, para a geração de renda nas pequenas propriedades rurais.

Além disso, os projetos de reflorestamento deverão possuir licenciamento ambiental de órgão competente, com exceção das espécies frutíferas e erva-mate. Com a atualização do programa o Município espera incrementar as alternativas de renda em áreas que não podem ser mecanizadas, preservando o meio ambiente contra erosões e incentivando o plantio de espécies com potencial econômico nas pequenas propriedades rurais, tais como eucalipto, erva-mate e fruticultura.

Na visão do governo municipal, a mudança oportunizará aos pequenos agricultores a diversidade de produção, em especial de frutas, que poderão ser comercializados junto as iniciativas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), melhorando a produção e renda, também como forma de promover a sucessão rural.

Olá Jornal