Município aguarda para o dia 15 a confirmação de investimento habitacional

Olá Jornal
outubro04/ 2018

Após encaminhar documentação e garantir junto a Caixa Econômica Federal autorização para construir um novo conjunto habitacional, a prefeitura de Venâncio Aires aguarda o mais importante: o dinheiro. Os recursos para o investimento que devem alcançar os R$ 20 milhões serão destinados por meio do Governo Federal. A expectativa é de garantir os valores até o dia 15, quando o projeto local será encaminhado ao Ministério das Cidades.

Entretanto, por conta do período eleitoral há risco de mudanças nas datas e até mesmo atrasos nos repasses federais. Parte dos recursos destinados à habitação por interesse social, que a iniciativa local se enquadra, já foram contingenciados pela União. Com isso, a Prefeitura da Capital do Chimarrão corre contra o tempo para garantir o andamento do investimento e o percentual de recursos necessários para cobrir o custo da operação.

A secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação confirmou em maio que uma primeira etapa para o conjunto habitacional estava aprovada. O projeto que será erguido no bairro Aviação contempla 256 apartamentos populares. Para atender uma demanda dos prefeitos em ano eleitoral, o presidente Michel Temer (PMDB) determinou à Caixa Econômica Federal providências para construir 150 mil unidades do programa Minha Casa Minha Vida, para a faixa 1,5 (renda de até três salários mínimos). A nova etapa exigirá R$ 9 bilhões do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

NOVA INICIATIVA
Outro projeto, com 144 apartamentos populares também foi aprovado pela Caixa Econômica Federal. O complexo será erguido no bairro Brands. Entretanto, ainda não há previsão de destinação dos recursos federais para a obra. Em ambos os projetos, a construtora responsável será a venâncio-airense ALM Engenharia.

Olá Jornal