Mulheres são as mais contaminadas pelo novo Coronavírus em Venâncio

Olá Jornal
outubro27/ 2020

Com 57% dos casos, as mulheres são as mais contaminadas pelo novo Coronavírus (Covid-19) em Venâncio Aires. Após sete meses de pandemia, o perfil de pacientes é predominantemente feminino e em faixa etária mais produtiva. No entanto, são os homens que mais sofrem com a gravidade da doença. Eles internam mais e morrem mais pelo vírus.

“Como explicar isso, talvez seja porque as mulheres procuram mais pelo diagnóstico, se elas têm sintomas fazem mais exames, vão fazer os testes de forma mais precoce e os homens chegam quando já estão mais graves”, avalia a médica infectologista, Sandra Knudsen.

A impressão que havia desde o início da pandemia, de que a idade é um fator muito importante na gravidade da doença, está confirmada. Embora o maior número de casos ocorra entre a faixa etária mais produtiva, e isso é explicado porque estão mais expostos enquanto as pessoas mais idosas estão mais isoladas, são os mais velhos que mais sofrem.

“Quando vamos analisar a gravidade, que se traduz na internação e na mortalidade, a gente vê que a idade tem realmente um impacto muito grande. Quanto mais idoso, maior a chance dele ter uma forma grave de doença e de evoluir para óbito por causa dessa doença”, afirma.

O mesmo se percebe em relação as doenças crônicas, principalmente doença cardiovascular e diabetes. De acordo com a especialista, os pacientes que têm doenças crônicas realmente têm um impacto muito maior na gravidade e na mortalidade.

COMO ESTAMOS
Até esta segunda-feira, 26, o município contabilizava 1.717 casos sendo 1.668 recuperados. Em isolamento domiciliar estão 16 pessoas.

Sandra ressalta que apesar de haver uma queda no número de internados na última semana, ainda há muitas consultas por sintomas respiratórios, o que mantêm a atenção das equipes. “A UTI permanece com pacientes confirmados e suspeitos internados nosso setor de internação clínica. Temos muitas consultas no centro respiratório ainda, então as medidas de distanciamento social precisam ser mantidas”, recomenda.

Olá Jornal