Mulher no Agro: case de diversificação, empreendedorismo e sucessão na Fenachim

Olá Jornal
maio05/ 2022

O que uma estilista e uma jovem filha de agricultores têm em comum? É o que irá revelar o painel “Mulher no agro: diversificação, empreendedorismo e sucessão”, durante a 16ª Fenachim. O case inovador será apresentado na sexta-feira, 06, às 15h30min, no Espaço Inovação pela ONG Foco Empreendedor.

Com realização do Olá Jornal, Alliance One e China Brasil Tabacos e apoio da Unisc, Refrimate e Fenachim, a programação visa inspirar lideranças, formadores de opinião e comunidade em geral com novas ideias para políticas públicas locais.

A história de sucesso uniu a matéria-prima do campo, como folhas e flores, com tecidos ecológicos, deixando suas formas, cores e marcas no tecido. Será contada pela estilista Kátia Mees, proprietária da KMEES, marca voltada ao desenvolvimento social e sustentável, com base em estamparia natural, ecoprint, criando produtos que geram renda a famílias rurais.

A empresária realizou uma parceria com a ONG que indicou uma aluna do curso “Geração do Amanhã Rural” para fornecer a matéria-prima necessária para estilizar as peças. Desta forma, a família da jovem aluna de São Martinho, interior de Santa Cruz do Sul, fornece os materiais necessários para o tingimento dos tecidos.

Criou-se, assim, um novo negócio por meio do tingimento de roupas 100% naturais, através das folhas e produtos à disposição no meio rural. Hoje, o negócio envolve a aluna, a mãe, a avó, o avô e o pai, e virou uma alternativa de renda à produção do tabaco.

FORA DA CAIXA
A ecoimpressão ou impressão ecológica é um exemplo de como o agro pode ir além na diversificação, empreendedorismo e sucessão. O case fala de diversificação, para além do plantio de uma nova cultura, como é de costume quando se trata do assunto.

Para a presidente da Foco Empreendedor, Áurea Helena Kops Binz, esta composição de atitude faz a diferença para qualquer novo negócio que sustenta a inovação. “Os experimentos levam à melhoria contínua. Empreender é persistir, pensar fora da caixa é buscar resolver dores, como neste caso, que com o uso da ecoprint, estamos ajudando não só famílias, mas também nosso planeta”, avalia.

O desafio de estimular as pessoas para que vejam além, encontrando oportunidades em seu cotidiano é o que tem movido o trabalho da entidade. “A Foco Empreendedor nasceu há dez anos para despertar o empreendedorismo e intra empreendedorismo nos jovens e com o passar dos anos, vem ampliando a forma de abordagem sensibilizando famílias e adultos com sua visão e missão. O Case da KMEES é o grande exemplo deste trabalho, pois são quatro gerações envolvidas em uma inovação no meio agrícola trazendo sustentabilidade e a motivação de empreender como complemento de renda e com um novo jeito de fazer”, afirma Áurea.

GERAÇÃO DO AMANHÃ
O “Geração do Amanhã” é um dos oito projetos realizados pela ONG que tem como propósito conectar pessoas para a troca de conhecimento e experiências empreendedoras. O foco é a questão comportamental das pessoas, a mudança de atitudes fazendo com que as pessoas realmente acreditem nelas mesmas.

Voltado para jovens do meio rural, o “Geração do Amanhã Rural” trabalha habilidades como comunicação, liderança, relações humanas, autoconhecimento e controle de preocupações e estresse. O objetivo é abordar com os jovens a importância das relações familiares para que possam evitar conflitos na família e tenham uma sucessão familiar organizada e de sucesso.

Olá Jornal