Mulher no agro: case de diversificação e sucessão rural é apresentado na Expoagro Afubra

Olá Jornal
março25/ 2022

A ONG Foco Empreendedor apresenta neste sábado, 26, na Expoagro Afubra o case “Diversificação na cadeia de renda do Agro”. A programação ocorre às 9h, na sala 03, no Espaço Inovação do Agro dentro do tema “Mulher x Negócio” onde a entidade tem realizado ciclo de palestras durante toda a feira.

A história de sucesso será apresentada pela estilista Kátia Mees, proprietária da Kmees, marca voltada ao desenvolvimento social e sustentável, com base em estamparia natural, ecoprint, criando produtos que geram renda a famílias rurais. A empresária realizou uma parceria com a ONG que indicou uma aluna do curso “Geração do Amanhã Rural” para fornecer a matéria-prima necessária para estilizar as peças.

A coordenadora da Foco Empreendedor, Elisângela Reis, explica que a partir do curso a família da jovem criou uma alternativa de renda. “A família está com um negócio através do tingimento de roupas 100% naturais, através das folhas e produtos que tem a disposição no meio rural como cascas de frutas, sem produtos químicos. Hoje o negócio envolve a aluna, a mãe, a avó, o avô e o pai, que virou uma alternativa de renda além da produção do tabaco”, afirma.

GERAÇÃO DO AMANHÃ

O “Geração do Amanhã” é um dos oito projetos realizados pela ONG que tem como propósito conectar pessoas para a troca de conhecimento e experiências empreendedoras, em diferentes formatos no caminho em direção aos pilares da Instituição – autoconhecimento, aprendizagem e valor humano compartilhado. O foco é a questão comportamental das pessoas, a mudança de atitudes fazendo com que as pessoas realmente acreditem nelas mesmas.

Voltado para jovens do meio rural, o “Geração do Amanhã Rural” trabalha habilidades como comunicação, liderança, relações humanas, autoconhecimento e controle de preocupações e estresse. O objetivo é abordar com os jovens a importância das relações familiares para que possam evitar conflitos na família e tenham uma sucessão familiar organizada e de sucesso nas relações familiares. “A gente entende que o jovem muitas vezes quer sair do interior justamente porque tem esses conflitos com ideias novas e a família não tem esse entendimento, então trabalhamos a boa comunicação iniciando com a própria família para que este jovem tenha sucesso também nos negócios no futuro”, explica a coordenadora da Foco Empreendedor.

Foto: Bertuol/AI Expoagro Afubra

Olá Jornal