Movimento popular de Venâncio defende redução de assessores na Câmara de Vereadores

Olá Jornal
outubro28/ 2021

Um movimento popular tem acompanhado as sessões da Câmara de Vereadores nas noites de segunda-feira. O grupo que também integra mobilizações de direita no município tem defendido a redução no número de assessores no Poder Legislativo. Atualmente cada vereador pode nomear até dois funcionários ligados ao seu gabinete. Com isso, são 30 assessores. Além disso, o presidente da Casa tem direito a um terceiro assessor parlamentar.

Ainda no mês passado um protocolo foi encaminhado ao Legislativo sugerindo a redução no número de cargos nomeados. A proposta de diminuição poderá virar um projeto de lei de iniciativa popular. Segundo um dos líderes do movimento, Adão Viana, a intenção é garantir redução de gastos com cargos comissionados na Câmara Municipal.
“Estamos articulando um projeto para defender a redução do número de assessores. Vamos trabalhar forte neste ponto, já temos inclusive o apoio de outras lideranças. Estamos elaborando um projeto para garantir andamento para reduzir o número de assessores, vamos buscar o apoio também da população,” explica Viana.

O grupo de direita que tem participação na mobilização reúne pessoas com filiação partidária e também sem envolvimento com partidos. “Este é um grupo novo que está se formando em Venâncio Aires que pretende discutir os problemas da cidade. O momento é importante para propor medidas e ações de interesse da população,” destaca.
Um projeto de lei de iniciativa popular precisa contar com assinaturas de 5% do total de eleitores de Venâncio Aires, ou seja mais de 2,6 mil participantes.

ECONOMIA
O principal objetivo da iniciativa popular para reduzir o número de cargos comissionados em função de assessores parlamentares é a economia. Atualmente, cada assessor de vereador recebe salário de R$ 2.727,07. A despesa mensal com os 30 servidores nesta função alcança R$ 81 mil. A proposta do movimento é cortar pela metade esta despesa pública de forma mensal.

Olá Jornal