Mostra cultural leva alphorria para o centro da cidade

Olá Jornal
novembro22/ 2017

Às vésperas do Dia da Consciência Negra, o projeto “A Arte a “A Arte a Serviço da Alphorria”, contemplado no Prêmio Empreendedor Cultural – 3ª Edição com o patrocínio da RGE Sul, foi para a rua novamente. Neste domingo, 19, a ONG Alphorria levou para o calçadão da rua Osvaldo Aranha a 1ª Mostra Cultural da entidade, com apresentação musical, brechó e as oficinas desenvolvidas pela ONG (beleza negra, capoeira, percussão, culinária afro e dança).

Esta foi também uma oportunidade para os alunos das oficinas se apresentarem ao público. É o caso de Marcelo Hinterholz que ao lado do filho Murilo esteve junto ao grupo de capoeira. “Fui para a ONG para levar meu filho e acabei fazendo capoeira também. Nós da cultura alemã temos muito o que aprender com a cultura afro”, afirma Hinterholz.

A Escola de Educação Infantil (Emei) Algayer, que desenvolve projeto pela igualdade racial em conjunto com a ONG, também participou do evento com uma apresentação de pais e alunos que integram o projeto. Ainda estiveram presentes a presidente do Conselho pela Igualdade Racial de Santa Cruz do Sul, Mestre Moa, e a produtora cultural Bieta, que mora no Rio de Janeiro, com performance de dança.

A diretora de formação da ONG, Ana Lúcia Landim, está satisfeita em ver o trabalho da entidade indo além e conquistando a comunidade. “Ver os alunos integrando o grupo com alegria, toda a evolução deles e da própria ONG é muito gratificante.” Ela destaca, ainda, que hoje o grupo possui mais independência para realizar suas ações devido aos equipamentos repassados pelo projeto e, da mesma forma, a organização que ele proporcionou.

PROJETO

O projeto “A Arte a Serviço da Alphorria”, propõe um novo olhar para a cultura afro. O trabalho já desenvolvido pela ONG Alphorria, em uma região de forte colonização européia, inspirou produtores culturais locais a inscreverem a ideia que consiste em potencializar o que a entidade já desenvolve, auxiliando no fortalecimento da cultura, na valorização da diversidade e na continuidade das ações.

A realização é da Bola Cultural, com o empreendedor cultural Éverton Teixeira, com apoio do Olá Jornal. O encerramento das ações do projeto “A Arte a Serviço da Alphorria” está marcado para o dia 13 de dezembro, com uma solenidade de entrega de certificados aos participantes das oficinas e ainda o lançamento do vídeo que conta a trajetória do trabalho desenvolvido desde a aprovação do projeto cultural.

PRÊMIO

O Prêmio Empreendedor Cultural, patrocinado pela RGE Sul, e realizado pela Cida Cultural, busca estimular produtores que fazem a diferença em suas comunidades, oferecendo formação, recursos financeiros e acompanhamento técnico. Nesta terceira edição foram destinados R$ 200 mil para sete projetos culturais de segmentos ou linguagens artísticas diversos. Saiba mais http://empreendedorcultural.com.br/

 

Olá Jornal