Moradores de Mariante acompanham sessão da Câmara de Vereadores e buscam apoio para escola estadual

Olá Jornal
julho18/ 2022

A sessão do Parlamento Municipal desta segunda-feira, 18, contou com a presença da comunidade escolar de Vila Mariante. O grupo busca apoio dos vereadores por soluções para a principal escola da localidade, que foi interditada pela Secretaria Estadual de Educação. Atualmente os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Mariante estão com atividades remotas. As turmas dos anos iniciais foram alocadas na Escola Tomaz Pereira, em Linha Taquari Mirim. 

No último sábado, 16, os moradores da localidade realizaram uma manifestação. A luta atual da comunidade escolar é de garantir os reparos na rede elétrica do prédio anexo da escola, para garantir a utilização. A estrutura foi comprometida, após remanejamento de alunos para o espaço, com a interdição do prédio principal do educandário. 

Na sessão os vereadores destacaram a necessidade de respostas por parte do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação. Por isso, foi aprovado requerimento convocando o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE) Luiz Ricardo Pinho de Moura, para explicações sobre planos e medidas buscando soluções para a escola. O requerimento foi proposto pelos vereadores: Eligio Weschenfelder (PSB), Sandra Helena Wagner (PSB), César Garcia (PDT) e Clécio Espíndola (PTB).

Durante a sessão os vereadores destacaram a necessidade de respostas do Estado, por meio da 6ª CRE, e apresentação de alternativas para as aulas dos 257 alunos matriculados na escola. A vinda de Pinho deve ocorrer na próxima semana, para utilização do espaço da tribuna, quando os parlamentares também podem fazer questionamentos. A comunidade escolar também estará presente. 

Aliado a isso, uma das alternativas para em avaliação é um convênio entre Estado e a Unisc para utilização do campus de Venâncio Aires, até que obras de reparo na rede elétrica sejam efetuadas. Além disso, a CRE avalia utilização de salas de aula em contêineres. 

Olá Jornal