Monte das Tabocas traz a cultura gaúcha para o ambiente escolar

Olá Jornal
outubro01/ 2018

Através de uma gincana mais de 500 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte das Tabocas, puderam se aproximar e aprender uma pouco mais sobre a cultura gaúcha.
O projeto desenvolvido durante duas semanas no ambiente escolar, foi idealizado pelos professores da área de humanas, no ano passado, mas por causa da greve teve que ser adiado.
Para a professora Greice Costa Leite, que ajudou na organização da gincana, às expectativas foram superadas. “Não imaginamos que eles iriam interagir e participar tão bem das atividades. Todos os professores se surpreenderam”, justifica.
Já a professora Caroline Agirre, afirma que o empenho dos estudantes foi o que mais lhe surpreendeu. “Eles se organizaram, vieram vestidos e até trouxeram alimentos típicos da cultura gaúcha, transformando assim, o local em um verdadeiro espaço tradicionalista”.
Foram 19 turmas que se envolveram nas atividades baseadas na cultura gaúcha que foram propostas pelos professores. Os alunos chegaram a criar seus próprios piquetes, deram nomes, fizeram bandeiras e se instalaram durante toda a quinta-feira, 27, no ginásio da escola.
A estudante Neftali Soares, destaca que além de ser uma atividade diferente, é possível adquirir novos conhecimentos sobre a cultura gaúcha. “Com tudo isso, deu até vontade de participar de entidades tradicionalistas”.
Além disso, os alunos também foram desafiados a criar apresentações artísticas e se apresentarem para o público escolar, da mesma maneira, tiveram que participar de outras atividades competitivas e campeiras, como laçar o boi parado.

 

Olá Jornal