Modificações à resolução que limita financiamentos no setor do tabaco são analisadas

Janine Niedermeyer
julho18/ 2016

A sugestão de alteração da Resolução n° 4.483/2016 do Banco Central, que faz limitações de financiamento no setor de tabaco, já está sendo analisada na Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, juntamente com o Ministério da Fazenda. A proposta deverá ser incluída na reunião do Conselho Monetário Nacional e a previsão é de que a votação ocorra no final do mês de julho.

A informação foi dada pelo deputado estadual Adolfo Brito, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa-RS, após receber documento da senadora Ana Amélia Lemos, que vem realizando tratativas com o apoio do deputado federal Luiz Carlos Heinze e outros parlamentares gaúchos, a pedido da Comissão.

“A medida vem dificultando, desde o início deste mês, o acesso a financiamentos pelos pequenos produtores de tabaco. Desta forma solicitamos que a resolução seja alterada”, disse o parlamentar.

Ainda no mês de junho, quando esteve em Brasília, atendendo a solicitação de produtores, lideranças sindicais e empresariais, Brito entregou documentos aos ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Osmar Terra (Desenvolvimento Social) e Blairo Maggi (Agricultura), bem como à senadora Ana Amélia, à Bancada Gaúcha na Câmara Federal.

Rafaela Redin/ Agência de Notícias AL-RS

Foto: Juarez Junior

Janine Niedermeyer