Modelo de turismo rural, sítio em Vale Verde é destaque em evento da Caciva

Janine Niedermeyer
maio17/ 2017

A Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) abriu a sua série de Happy Hour de 2017 com um exemplo de empreendedorismo no setor turístico. A 1ª edição foi realizada na noite de terça-feira, 16, junto ao Cafeeiro Culinário. Diante de empresários locais e lideranças políticas, a proprietária do Sítio Buraco Fundo de Vale Verde, Paula Kist destacou suas ações no ramo do turismo rural.

Natural da Capital do Chimarrão, recorda que após alguns anos como sócia da Maxi Cópias no município foi para Florianópolis em Santa Catarina, onde atuou por 11 anos no ramo de hotelaria. Por motivos de saúde retornou para uma estada no sítio da família em Vale Verde, onde a intenção não era de criar um espaço de hospedagem, mas sim trabalhar com ôrganicos. “Porém, após divulgar um quarto para hospedagem vi que poderia dar certo o investimento”.

Conforme Paula Kist, a forma de efetivar as reservas ocorrem totalmente por meio da internet. “Não temos site, mas uso o Facebook para vender. E no site airbnb.com.br as vendas são efetivadas. Uma segurança tanto para mim como aos clientes”.

A empresária destaca que no local, cerca de 5km da RS 244, os hóspedes dividem a casa e as refeições com quem já mora ali, incluindo ela e sua avó de 84 anos de idade responsável pela parte gastronômica, com comidas simples feitas no fogão a lenha, que tem desde arroz com feijão, carne de panela, aipim, embutidos, cachaças. “O cliente é quase como se fosse uma visita. A intenção é que lá seja uma casa de campo da pessoa e que ela volte várias vezes”.

Fazer nada

Com clientes especialmente da grande Porto Alegre, Paula também frisa que o sítio não tem atrativos como psicinas, por exemplo. “A proposta é de que eles pratiquem o nadismo, o que é difícil de fazer para muitos hoje em dia. Ali todos se desligam do mundo. Não temos nem sinal de telefonia, apenas usamos internet via rádio para se comunicar com os clientes e se a pessoa fica muito no celular eu já vou e tiro dela”, brinca Paula.

O sítio, que tem sua sede com área construída de cerca de dois hectares, mas fica em um espaço de 80 hectares no total tem ainda como atrativos açude para pesca e os animais de estimação como gansos, galos, cachorros, pássaros, todos soltos no local.

Ainda tem como opções os almoços de domingo para quem não vai se hospedar de um dia para o outro, sempre mediante reservas. “É sempre das 11h às 15h. Tem pessoas que vem de Porto Alegre, São Leopoldo, Estrela, entre outros somente para esse meio-dia de domingos e depois vão embora”. Outra opção adotada pelo empreendimento é de não receber menores de 14 anos, para que os casais possam ter também momentos mais românticos e tranquilos.

Segundo Paula Kist é a partir da proximidade do inverno que começa a alta temporada do sitio. Ela lembra que no início patrocinou em muito a página do sítio no Facebook, mas que hoje já não é mais necessário. “Agora a mais de meio ano não preciso mais, pois o boca a boca se encarrega de fazer o resto”.

Inovação

Para presidente da Caciva, Fabiana Bergamaschi, esse é um modelo que deu certo pois a proprietária se coloca sempre no lugar do cliente e capta a emoção dele. “É um resgate que valoriza as origens, até dos alimentos. Isso mostra que inovar não depende somente de tecnologia e pode estar nas pequenas coisas. Muitas vezes não olhamos para o que é gerado em nosso dia a dia”.

Entre o público presente estiveram o prefeito de Vale Verde, Gustavo Schuch e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Venâncio Aires, Nelsoir Battisti. O espaço do Cafeeiro Culinário também receberá outras três edições do Happy Hour da Caciva ao longo do ano, sempre nas noites de terças-feiras. As edições tem o patrocínio de Sicredi, Suprimate, Balcão de Eletros, ARK Comunicação Visual, Corpore Pilates e Terapias, e Cafeeiro Culinário.

A programação da noite ainda teve o sorteio de vales e brinde, além de um vale almoço no Sítio Buraco Fundo, que foi para Gabriela Leuckert, do Sicredi, e música ao vivo com Maiquel Ebert.

Fotos: Divulgação e Maicon Nieland/ Olá Jornal

Janine Niedermeyer