Mobilização termina sem avanços para os municípios

Guilherme Siebeneichler
outubro05/ 2016

“Daqui até a posse dos prefeitos eleitos, há muito a ser feito”. Essa é a constatação do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, que convocou os atuais gestores para um dia de mobilização, nesta quarta-feira, 5 de outubro, em Brasília. O objetivo é buscar meios para encerrar os atuais mandatos de forma menos traumática possível. O líder do movimento municipalista tem alertado para o cenário de caos, tanto para os gestores que estão encerrando seus exercícios como para os que irão assumir a gestão em 2017. O prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, participou da mobilização.

Entre ações buscadas pelos municípios estão votações trancadas na pauta da Câmara e do Senado e uma posição clara do governo Temer quanto a recursos atrasados. “Até o momento os municípios brigam por recursos da repatriação, por exemplo, já recebidos pela União e ainda não repassados aos municípios”, exemplifica Airton Artus.

Durante a mobilização, o auditório Petrônio Portela do Senado Federal esteve lotado e tenso. Após o encontro, prefeitos e entidades reclamaram da ausência de diálogo com o presidente Michel Temer e da falta de propostas para amenizar o drama das Prefeituras por parte do Governo Federal. Conforme levantamento da CNM em todo o Brasil, a expectativa é de que mais de 70% dos municípios brasileiros não consigam fechar suas contas neste fim de ano.

Guilherme Siebeneichler